Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/08/2018 - 11h08min

Comissão de Responsabilidade Social faz workshop em Jaraguá do Sul

Imprimir Enviar
Workshop aborda o tema tema “Certificação de Responsabilidade Social: uma atitude de valor catarinense”
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A comissão mista responsável pela organização da Certificação e Troféu de Responsabilidade Social realizou, na tarde da última quinta-feira (9), em Jaraguá do Sul, um workshop para orientar as empresas e entidades da sociedade civil sediadas na região, interessadas em participar da 8ª edição do certame, cujas inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://goo.gl/pvdyBv.

A apresentação aconteceu no auditório do Sesi e teve como público-alvo gestores, dirigentes, profissionais de contabilidade, Recursos Humanos (RH), marketing e comunicação, entre outros.

Com o tema “Certificação de Responsabilidade Social: uma atitude de valor catarinense”, a programação do workshop foi dividida em dois painéis, com o primeiro abordando o processo de certificação, desde a inscrição até a fase de consulta pública, julgamento e premiação. Já no segundo, a presidente da comissão mista, Elisângela Weigel Schappo, discorreu sobre as principais características do Balanço Social ou Relatório de Sustentabilidade, a peça-chave para a inscrição das organizações.

Na ocasião, Elisângela também falou sobre a importância da Certificação e Troféu de Responsabilidade Social, desenvolvido pela Assembleia Legislativa, em parceria com dez instituições e órgãos públicos. “É importante deixar claro para a sociedade quais são as organizações que, de fato, investem em programas, projetos e ações de responsabilidade social e ambiental no nosso estado. Para os parlamentares e demais gestores, também é importante trazer à luz as boas práticas de responsabilidade social e como isso acaba impactando nos indicadores de desenvolvimento social e econômico do nosso estado”, disse.

Entre as organizações que participaram da capacitação estava a SMX Logistics, de Itajaí, que conta com 40 colaboradores. A empresa, que tem seis anos de existência, já obteve a certificação em 2016, mas pretende concorrer neste ano novamente com base nas parcerias que mantém com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e entidades voltadas ao auxílio a crianças e idosos; tratamento de doenças degenerativas; recuperação de terrenos públicos, escolas e hortas; e o tratamento de animais. “O certificado é muito importante para comprovar a seriedade das ações que a SMX está fazendo em prol da sociedade e do meio ambiente, que são os nossos dois focos, e uma forma de mostrar a fidedignidade deste selo”, disse Lidiani Hoffmann, gerente de RH da empresa.

Outra organização presente foi a cooperativa de beneficiamento de arroz Juriti, de Massaranduba. A empresa, que está completando 50 anos de atividades, mantém 142 empregados diretos e mais 45 de forma terceirizada.

Esta é a primeira vez em que a Juriti participa do certame, no qual pretende apresentar ações ligadas ao desenvolvimento da comunidade em que atua, como a revitalização do trevo que dá acesso à entrada principal da cidade, bem como projetos voltados aos cooperados e a suas famílias.  “A gente vem, claro, buscando esses trabalhos sociais, mas há um peso muito grande em se ter um certificado como esse. A sociedade passa a olhar de uma forma diferente. Acaba sendo um reconhecimento também para a própria cooperativa, que em 2018 completa os seus 50 anos”, disse Ródney Machado, que atua como coordenador Social de Eventos e RH da Juriti.

No dia 13 de agosto, o workshop será oferecido no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), em Florianópolis e, no dia 15 de agosto, o evento ocorrerá no auditório do Sesi em Chapecó.

 

A certificação

Uma iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com dez instituições e órgãos públicos, a Certificação de Responsabilidade Social visa a reconhecer as empresas e instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão.

Podem participar do certame empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2017. As organizações que obtiverem os melhores desempenhos avaliativos na Certificação de Responsabilidade Social, com base nas ações e projetos socioambientais desenvolvidos, serão premiadas com o Troféu Destaque SC.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar