Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/04/2017 - 13h08min

Comissão convida secretário para discutir mudança no horário das aulas noturnas

Imprimir Enviar

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, reunida nesta terça-feira (25), aprovou convite ao secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, para que compareça a uma reunião do colegiado a fim de prestar esclarecimentos aos parlamentares. O principal ponto da pauta é a antecipação do horário de entrada dos estudantes do ensino noturno.

Na pauta aprovada pelos deputados, a presidente da comissão, deputada Luciane Carminatti (PT), elencou como pontos de discussão com o secretário a gratificação pelo exercício em classe unidocente da educação especial; os critérios estabelecidos para distribuição de aulas entre os professores; o número de avaliações dos estudantes por bimestre; e o horário de início e término do ensino noturno. Esse último ponto tem sido motivo de diversas reclamações aos parlamentares, de acordo com o deputado Valdir Cobalchini (PMDB). A decisão unilateral de antecipar o horário das aulas para 18h30, a fim de evitar o pagamento de adicional noturno aos professores a partir das 22 horas, deixou os estudantes na situação de ter que escolher entre trabalhar ou estudar, conforme o parlamentar.

Luciane Carminatti concorda que a antecipação do horário da primeira aula, de 19 horas para 18h30, prejudica especialmente os estudantes trabalhadores e os professores que precisam se deslocar de uma escola a outra entre os turnos de trabalho. Ela frisou que a comissão não quer apenas ouvir explicações do secretário, mas deseja que ele apresente soluções para essa situação, que vai acarretar evasão escolar entre os estudantes de ensino médio.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar