Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/08/2013 - 14h39min

Comissão de Combate às Drogas apresenta projeto para reabilitação de dependentes

Imprimir Enviar
Reunião Extraordinária da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas. Foto: Miriam Zomer

Depois de um trabalho de dois anos realizado pela Assembleia Legislativa, o presidente da Comissão de Combate às Drogas, deputado Ismael dos Santos (PSD), apresentou aos demais membros do colegiado o Projeto Reviver, pelo qual serão ofertadas pelo Estado 1.200 vagas para tratamento de reabilitação a dependentes químicos. O convênio entre o governo do estado e a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina) para a oferta de vagas em comunidades terapêuticas será celebrado, com apoio do Parlamento, na próxima terça-feira (27), às 10 horas, no auditório Antonieta de Barros.

“Encontramos uma solução científica e humana para o problema. Científica porque teremos um diagnóstico das comunidades terapêuticas a ser realizado pela Fapesc, com o apoio de mestrandos e doutorandos da Udesc. Humana, porque vamos atender o anseio da população que é por mais vagas para dependestes de drogas”, analisou o deputado.

Foram realizadas sete audiências públicas que serviram de base para a construção do Projeto Reviver. “Dos três eixos: repressão, prevenção e reabilitação, o clamor da sociedade foi pela reabilitação. Agora, o governo do estado vai custear um terço das vagas existentes no estado”, explicou Ismael. Segundo levantamento da comissão, são mais de 100 comunidades terapêuticas em Santa Catarina, ofertando pouco mais de 3 mil vagas.

O deputado informou que o aporte de recursos será da Secretaria da Saúde através da Fapesc, que deve gerenciar a rede de atendimento a dependentes químicos. “A proposta prevê que 60% sejam investidos na qualificação dos profissionais atendentes e 40% para a manutenção das entidades. Para serem habilitadas, elas precisam seguir normas federais estabelecidas pela RDC 29”. As vagas devem ser oferecidas a partir de outubro, sendo 900 para adultos e 300 para menores de idade. Em 2013, serão investidos R$ 5,9 milhões.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar