Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/02/2013 - 09h00min

Comissão da Câmara dos Deputados buscará mais recursos para o SUS

Imprimir Enviar
Projeto é tido como a salvação para hospitais filantrópicos

A Câmara dos Deputados vai criar uma comissão especial para tratar dos problemas do financiamento da saúde pública. A decisão foi tomada durante encontro nacional de frentes parlamentares estaduais e de entidades ligadas a hospitais filantrópicos e santas casas de todo o país, realizada na terça-feira (26), em Brasília.

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, presidida pelo deputado José Milton Scheffer (PP), participou do evento. Segundo o deputado, a comissão será formada por 21 membros, entre deputados federais e representantes das entidades ligadas aos hospitais filantrópicos.

“Essa comissão tem a missão de abrir o caminho na Câmara dos Deputados para que seja viabilizado o projeto de iniciativa popular que destinará 10% da receita do governo federal para investimentos na saúde”, explica Scheffer.

O deputado também informou que a comissão vai trabalhar na elaboração de um projeto para a criação de uma linha de financiamento voltada ao custeio dos hospitais filantrópicos, com juro zero. “É dado tanto incentivo para outros setores e os hospitais, que cuidam da vida das pessoas, pagam taxas de juros altas”, afirma.

Coleta de assinaturas
Scheffer informou ainda que prossegue a coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular para destinação dos 10% do orçamento da União à saúde. No Brasil, já foram coletadas quase 1 milhão de assinaturas. Em Santa Catarina, o deputado estima que haja cerca de 30 mil adesões.

“Os 10% permitirão um incremento de R$ 40 bilhões ao ano para o SUS. Isso permitirá reajustar a tabela de procedimentos, evitando a falência dos hospitais filantrópicos e santas casas, além de remunerar melhor os profissionais da saúde”, explica o parlamentar.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar