Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/02/2021 - 12h42min

Comando da Segurança Pública é convocado para falar sobre chamada de PMs

Imprimir Enviar
Sargento Lima, Coronel Mocellin e Luciane Carminatti, durante a sessão desta quinta-feira (25)
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A distribuição aos municípios dos 500 novos policiais militares convocados pelo governo esteve no foco dos debates realizados durante a sessão plenária da manhã desta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa. Atendendo a um requerimento dos deputados Sargento Lima (PSL) e Kennedy Nunes (PSD), foi aprovado um pedido para que o coronel Charles Alexandre Vieira, que preside o Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, venha à Alesc falar sobre o tema.

Sargento Lima e Kennedy Nunes se disseram surpresos diante das supostas discrepâncias no planejamento do governo do Estado para o destacamento dos efetivos entre as Regiões de Polícia Militar (RPM). Como exemplo, Lima citou que a 3ª RPM, sediada em Itajaí, receberá 79 policiais, enquanto a 17ª RPM, que atende Joinville, receberá sei profissionais.

Para eles, acima dos critérios objetivos, pode estar ocorrendo favorecimento político, uma vez que algumas das cidades beneficiadas seriam bases eleitorais de nomes ligados à estrutura do governo. “Vou dissecar essa lista por deputado, não vai ser por região”, ressaltou Lima.

“Ouvi de vereadores de Indaial que naquela região está aumentando muito a violência contra a mulher e lá não tem nenhuma Pfen [policial feminina]. Sargento Lima tem toda razão em mostrar para Santa Catarina a forma politiqueira com que o governo está tratando essa questão”, acrescentou Kennedy Nunes.

Para Lima, os comandantes das regiões e de batalhões deveriam ser consultados sobre as necessidades locais. A argumentação obteve o apoio de outros deputados.

“Realmente, essas coisas não podem ser por indicação, mas para atender onde tem necessidade”, disse Ada de Luca (MDB).

“Já fiz um levantamento e o Grande Oeste está abandonado, injustiçado. Lá não enxergamos as estruturas de segurança pública como Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil. Precisamos, de fato, fazer um estudo disso, ver quais os critérios de distribuição”, afirmou Luciane Carminatti (PT).

O deputado Coronel Mocellin (PSL), por sua vez, declarou que o governo deve ter utilizado como critérios o número de habitantes dos municípios e dados do mapa de criminalidade. Ele até mesmo se comprometeu a buscar informações mais precisas sobre a questão, mas ao final prevaleceu a proposta de convocação de Charles Alexandre Vieira.

Apoio à vacinação
Ismael dos Santos (PSD) considerou muito brandas as medidas apresentadas no decreto emitido pelo governo do Estado, no início desta semana, visando frear a disseminação da Covid-19. Para o parlamentar, além das medidas sanitárias como o uso de máscaras, de álcool em gel, e o distanciamento social, deve prevalecer a busca pela cobertura vacinal da população catarinense.

Uma alternativa, disse, seria levar adiante uma proposta de parceria com a Itália para o desenvolvimento de um imunizante em Santa Catarina. “Quem sabe vamos precisar disso também, além da liberação dos quase R$ 300 milhões que o governo disse que dispõe para a aquisição de vacinas.”

Jornada Nacional Vacina para Todos
Luciane Carminatti discorreu sobre a realização, na quarta-feira (24), de uma audiência virtual no âmbito da Jornada Nacional Vacina para Todos, que tem como objetivo incluir os profissionais da educação entre o grupo preferencial a ser imunizado contra a Covid-19.

Conforme a parlamentar, a mobilização ocorreu em 25 assembleias legislativas e reuniu lideranças políticas, docentes, representantes de entidades de classe, e integrantes de conselhos e fóruns ligados à área da educação. “Quero agradecer a todas essas lideranças e autoridades que se manifestaram. Queremos sim escola aberta, mas queremos com saúde.

O pronunciamento recebeu o apoio do deputado Rodrigo Minotto (PDT).

Alexandre Back
Agência AL

Voltar