Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/10/2019 - 22h08min

Com críticas ao governo, ato parlamentar solene marca os 50 anos do CED/UFSC

Imprimir Enviar
Ato foi realizado no começo da noite desta quarta-feira (9) na Assembleia Legislativa
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Com críticas ao governo federal e ao corte de verbas, alunos, professores e servidores participaram, no começo da noite desta quarta-feira (9), de ato parlamentar solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em celebração aos 50 anos do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC. A solenidade foi proposta pela deputada Luciane Carminatti (PT).

Foram homenageados alunos de graduação e pós-graduação, professores, servidores e diretores do centro, cujo principal objetivo é a formação de professores para todos os níveis de ensino. O CED também é responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e pelo Colégio de Aplicação, instituições de educação básica que são referências no Estado.

“É uma homenagem de suma importância, não só pelo momento político que vivemos, mas pelo fato da universidade ser um espaço de consagração da democracia”, afirmou o diretor do CED, Antonio Alberto Brunetta. “São cinco cursos de graduação, quatro de mestrado e quatro de doutorado. Nos últimos 10 anos, formamos 3,7 mil alunos na graduação e pós-graduação”, completou.

Os alunos do CED leram uma carta durante o ato solene. Com um caixão simbolizando o CED colocado na mesa das autoridades, afirmaram que o centro passou por muitas dificuldades no decorrer de seus 50 anos e recentemente tem enfrentado ataques, por parte do governo, que ameaçam a sua existência.

O reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, lamentou que os 50 anos do CED ocorram em um momento em que, segundo ele, a universidade está sob ataque. “Era para estar sorrindo com essa homenagem, mas não tem como”, disse. Ele reconheceu o trabalho desenvolvido pelo centro, em especial na formação de professores não só para Santa Catarina, mas para todo o Brasil.

A deputada Luciane Carminatti também considerou difícil o momento pelo qual a universidade e a educação como um todo atravessam no Brasil. “Apesar dessas contradições, não podemos nos ajoelhar e aceitar o derrotismo”, ponderou.

A proponente da homenagem lembrou que o CED foi, durante muitos anos, a única instituição federal pública responsável pela formação de quadros para o magistério, além de manter o Colégio de Aplicação, que se destaca por indicadores de excelência em várias áreas, como a inclusão de alunos especiais.

“É papel do Parlamento reconhecer o grande trabalho que o CED/UFSC tem feito, sobretudo no tempo em que vivemos”, afirmou Luciane, que lamentou também a falta de valorização dos professores.

O CED/UFSC tem sua origem na antiga Faculdade Catarinense de Filosofia, iniciada em 1951 no Centro de Florianópolis/SC.  Co-fundadora da Universidade Federal de Santa Catarina (18/12/1960), foi a primeira a instalar-se na “Cidade Universitária”, em 1961. Atualmente, é composta por 105 servidores técnico administrativos, 330 professores e 2.842 alunos.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar