Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/09/2014 - 15h20min

Com apoio das prefeituras, TRE-SC quer ampliar biometria

Imprimir Enviar
Cerca de 90 mil eleitores poderão utilizar sistema biométrico em Santa Catarina. FOTO: CNJ/Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) espera cadastrar todos os eleitores de Joinville e Blumenau no sistema de identificação biométrica (pela digital) até o início de 2016. Para isso, vai contar com o apoio das prefeituras dos dois municípios.  Incluindo Florianópolis, as cidades representam os três maiores colégios eleitorais do Estado, somando 957.268 votantes.

Na semana passada, o desembargador Vanderlei Romer, presidente do TRE-SC, fez uma visita institucional aos prefeitos das duas cidades, com o objetivo de firmar uma parceria entre a instituição e os municípios na implantação e execução do cadastro biométrico. Durante as reuniões, os prefeitos foram informados de que a implantação da identificação biométrica no país é irreversível, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu que o projeto será estendido a todos os municípios brasileiros.

Recepção nos municípios
Em Blumenau, o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) recebeu a intenção de forma muito cordial, colocando o executivo municipal à disposição. Segundo Bernardes, a maior dificuldade do município será a de encontrar pessoas disponíveis para ajudar no cadastramento dos eleitores, já o espaço físico não será problema. “Vamos realizar um estudo interno para verificar a viabilidade, o custo, e como o município poderá apoiar a Justiça Eleitoral da melhor maneira”, assegurou.

Já o prefeito de Joinville, Udo Döhler (PMDB), sugeriu que – por conta do grande número de indústrias na região – o cadastro fosse feito também próxima às empresas. “Se esses kits pudessem ser instalados próximo as empresas, acredito que teríamos um cadastramento de eleitores bastante célere”, avaliou.

Histórico
Com a intenção de verificar o andamento do processo e as dificuldades que seriam encontradas, a Justiça Eleitoral catarinense optou por fazer os primeiros cadastros em municípios de baixo nível demográfico. Atualmente, 12 municípios, todos localizados na Grande Florianópolis, já completaram o registro de seus eleitores. Cerca de 90 mil já estão cadastrados em todo o estado.

Após essa primeira etapa, e procurando cumprir as metas estabelecidas pelo TSE, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina decidiu que o momento atual é propício para incluir Joinville e Blumenau como próximas cidades a fazer o cadastramento biométrico, com finalização prevista para início de 2016. Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz também passarão por revisão de eleitorado em 2015. (da Assessoria de Imprensa do TRE-SC)

Voltar