Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/02/2018 - 16h45min

Colombo passa cargo a Moreira, que elege saúde e segurança como prioridades

Imprimir Enviar
Colombo e Pinho Moreira, logo após a assinatura do termo de transmissão do cargo

Com foco na segurança e na saúde, o vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira (MDB) assumiu na tarde desta sexta-feira (16) a chefia do Poder Executivo estadual, em uma solenidade organizada pela Casa Militar do Governo do Estado. A transmissão do  cargo ocorreu no Centro de Eventos CentroSul, em Florianópolis, na presença de autoridades de todo o Estado e de correligionários do MDB. O ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, participou do ato, além de vários deputados estaduais, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa, Aldo Schneider (MDB).

O agora governador licenciado Raimundo Colombo (PSD) passou oficialmente o cargo para Pinho Moreira às 15h40. Simbolicamente, colocou na lapela do vice o bóton do Governo do Estado de Santa Catarina.

Pinho Moreira deve permanecer na função até 31 de dezembro, mas só assumirá o comando do Estado em caráter definitivo em abril, quando Colombo renunciará ao cargo para disputar as eleições deste ano. Até lá, o vice segue como governador em exercício.

Em meio a vários agradecimentos, Moreira disse que seu governo definiu como prioridades a saúde e a segurança pública. Para isso, ele pretende fazer um acompanhamento diuturno nos hospitais administrados pela Secretaria de Estado da Saúde, além de lançar mão de ações para combater os índices de violência que têm crescido nos últimos tempos.

“Será um governo breve em duração, mas de importantes decisões, por isso é essencial escolher bem as prioridades”, disse o governador em exercício. “Será um governo técnico e eficiente, algo que é fundamental nesse momento. Por isso vamos trabalhar para reduzir gastos correntes.”

Pinho Moreira demonstrou preocupação com os gastos com folha de pagamento, que estão próximos do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso, comentou, durante o discurso, sobre a necessidade de redução da máquina pública.

Agradecimentos e elogios
Moreira elogiou e agradeceu a Colombo pelo trabalho desenvolvido nos últimos sete anos. Os dois lembraram da participação do ex-governador e ex-senador Luiz Henrique da Silveira, responsável pela aliança que os elegeu em 2010 e os reelegeu em 2014. A viúva de Luiz Henrique, Ivete Appel da Silveira, prestou homenagem a Colombo e Moreira, presenteando-os, cada um, com uma gravata do ex-governador.

No discurso de despedida, Colombo destacou os indicadores positivos alcançados pelo Estado em 2017, como aumento da arrecadação, e maior crescimento do PIB em todo país, além do maior número de empregos formais gerados. Atribuiu tais resultados ao trabalho desenvolvido por ele e sua equipe. “Esse é um legado que ninguém pode nos tirar”, disse.

O governador licenciado desejou sorte a Pinho Moreira e se colocou à disposição para auxiliar no governo. “Tenho certeza que você vai continuar fazendo um bom trabalho, impondo sua condição pessoal para fazer ainda mais e melhor.”

Colombo também recebeu uma homenagem em nome de todos os secretários estaduais: um quadro do pintor Juarez Machado, entregue pela secretária-executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, Simone Schramm.

Futuro
Raimundo Colombo se ausentará do país por dez dias para fazer um curso na Espanha. Conforme o cerimonial da Casa Miltar do Governo do Estado, ele embarca ainda na noite desta sexta.

Pinho Moreira prossegue como governador em exercício até a renúncia de Colombo, que deve ocorrer até 7 de abril, conforme estabelece o calendário eleitoral. Assim que decidir deixar o governo em definitivo, Colombo deve entregar sua carta de renúncia ao presidente da Assembleia Legislativa, que dará posse a Pinho Moreira em sessão solene a ser realizada no Palácio Barriga Verde, em data e horário a serem definidos.

Visita institucional
O ministro da Secretaria do Governo da Presidência da República, Carlos Eduardo Xavier Marun (MDB-MS) esteve no início da tarde no Parlamento Catarinense para uma visita protocolar ao presidente da Casa, deputado Aldo Schneider (MDB). O ministro veio ao estado prestigiar a posse de Eduardo Pinho Moreira no governo de Santa Catarina. Na conversa com Schneider e Moreira, Marun destacou a preocupação do presidente Michel Temer com a segurança, segundo ele o tema passou a ser prioridade do governo, principalmente em relação ao Rio de Janeiro, com a intervenção federal no estado.

Acompanharam a visita os deputados federais Rogério Peninha Mendonça e Mauro Mariani, ambos do MDB; os deputados estaduais Dirce Heiderscheidt, Mauro de Nadal, Manoel Mota e Valdir Cobalchini, também do MDB; além dos secretários de governo Ada de Luca, Moacir Sopelsa, Carlos Chiodini e o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar