Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/06/2017 - 17h35min

Chuvas destroem estradas e pontes, causam alagamentos e atingem 89 municípios

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

As chuvas torrenciais que caíram sobre o território barriga-verde no domingo e segunda-feira repercutiram no plenário da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira (6). “A tempestade que ocorreu no final de semana atingiu os municípios do Planalto Sul, do Vale do Itajaí e do Vale do Rio do Peixe. Em Campo Belo do Sul choveu 206 milímetros em 48 horas, muitos municípios passam por uma grande dificuldade”, afirmou Gabriel Ribeiro (PSD), que citou o caso de Anita Garibaldi, que perdeu dez pontes.

Segundo o parlamentar, até as 11 horas desta terça-feira 89 municípios tinham sido atingidos, totalizando 1.309 pessoas desalojadas, 2 mil desabrigadas e  mais de 27 mil pessoas e 8.881 casas atingidas. “O governador Raimundo Colombo nos últimos seis anos operacionalizou uma secretaria de verdade de Defesa Civil, com quatro técnico preparado, kits de sobrevivência e de limpeza, trabalham com protocolos”, destacou Ribeiro.

Maurício Eskudlark (PR) elogiou o esforço das defesas civis municipais e estadual. “O trabalho feito pela Defesa Civil trouxe mais segurança e as barragens  foram utilizadas de forma técnica”, avaliou Eskudlark, que pediu apoio aos municípios. “Vamos precisar do governo do estado, de medidas importantes de apoio aos municípios que têm rede rodoviária quase toda sem asfalto", opinou o parlamentar.

Ismael dos Santos (PSD) também ressaltou as ações do governo Colombo. “Precisamos reconhecer, falo isso com gratidão, o trabalho que foi feito com relação às barragens de Taió e Ituporanga, teríamos um metro e meio a mais [de enchente] se não fossem as barragens”, explicou Ismael, que admitiu que faltam obras periféricas, como o canal extravasor e a barragem de Botuverá.

Ismael ainda relatou um “pequeno incidente” na barragem de José Boiteux. “Houve a permanência de índios na barragem por causa de uma celeuma com o governo federal”, revelou Ismael. Jean Kuhlmann (PSD) concordou com o colega e cobrou duramente a União.  “O governo federal não pode dar às costas para o povo do Vale do Itajaí”, disparou Kuhlmann.

Serafim Venzon (PSDB) citou o exemplo de Botuverá, cujos moradores fiscalizam as construções. “Se alguém está fazendo uma casa no nível mais baixo que a Capelinha, a comunidade não tem compromisso, dali para baixo já sabemos que dá enchente”, afirmou Venzon, que sugeriu um programa de longo prazo para retirar moradores das áreas que tradicionalmente alagam com as cheias.

Missão chinesa
Kennedy Nunes (PSD) agradeceu a imprensa, o cerimonial e Secretaria de Relações Institucionais da Casa pelo apoio na recepção da missão chinesa que visitou o estado. “Foi bonito ver os prefeitos reunidos na mesma sala e um querendo vender melhor o seu município que o outro, uma competição muito legal, São Lourenço do Oeste falando das qualidades, São Francisco do Sul, Araquari, Joinville, não o prefeito, mas o secretário de Desenvolvimento Econômico, Garuva, Canoinhas, Rio Negrinho”, enumerou Kennedy, que agradeceu o jantar oferecido aos visitantes pelo prefeito da capital, Gean Loureiro. 

Dia mundial do meio ambiente
Padre Pedro Baldissera (PT) falou na tribuna sobre a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na segunda-feira (5). “Com o esgotamento dos recursos do planeta, multiplicam-se iniciativas para a preservação, mas é necessário que se intensifique cada vez mais a preservação de nascentes, afluentes, rios, para que possamos ter água com qualidade”, propôs Padre Pedro.

O parlamentar defendeu a conscientização do cidadão. “Precisamos de ações individuais e coletivas, políticas que avancem no sentido da sustentabilidade, para tanto é preciso mudar constantemente a forma de pensar e agir”, recomendou o representante de Guaraciaba, que criticou o aumento do desmatamento na Amazônia. “Subiu 29% em relação a 2015 e a taxa de devastação foi de 7.989 km², números significativos”, lamentou.

Dois delegados
Eskudlark reconheceu na tribuna a excelência dos trabalhos prestados à comunidade pelos delegados Anselmo Cruz e Eliane Chaves. "O delegado Anselmo Cruz faz um trabalho grande na Deic, foi homenageado em Porto Alegre pela  prevenção de crimes de roubos a bancos”, contou o deputado, revelando em seguida que o policial saiu ferido no confronto entre policiais e assaltantes em São João Batista.

Já a delegada Eliane Chaves, de acordo com o parlamentar, evitou um feminicídio em Biguaçu. “Com investigação e prevenção, conseguiu impedir um homicídio e um suicídio, mais duas vidas que iriam se perder, seria um crime passional, o homem confessou”, justificou o ex-chefe da Policia Civil do estado.

Junho vermelho
Antonio Aguiar (PMDB) aproveitou que o mês de junho é dedicado à promoção da doação de sangue para cobrar a reabertura do posto de coleta de sangue em Canoinhas. “Queremos novamente um posto de coleta do Hemosc, para honrar a memória Orestes Golanovski, que mobilizou pessoas para doar sangue e doou pela primeira vez em 1958”, declarou Aguiar.

O deputado sugeriu a confecção de peças publicitárias para incentivar a doação. “Já tive inúmeras oportunidades de constatar a importância de se ter estoques de sangue para salvar vidas de acidentados ou de pessoas que dependem de bancos de sangue. A você doador os meus cumprimentos pelo gesto de amor que pratica”, encerrou Aguiar.

Reviver 2
Ismael lembrou o governo do estado que o contrato com as comunidades terapêuticas ainda não foi formalizado. “É junho e ainda não saiu o contrato, apesar do orçamento aprovado de R$ 6 milhões”, pontuou o presidente da Comissão de Combate e Prevenção às Drogas, ressaltando que os recursos possibilitarão a abertura de 720 vagas por mês nas comunidades terapêuticas.

Redução de ICMS para venda de suínos
Neodi Saretta (PT) reivindicou do governo a redução do ICMS cobrado na comercialização de suínos para fora do estado, atualmente de 12%. “Os insumos aumentam gradativamente e isso compromete a competitividade do setor, reduzindo a renda e fazendo com que o produtor abandone a atividade, a redução seria um alento”, argumentou Saretta.

30 anos da RIC
Nilson Gonçalves (sem partido) repercutiu a homenagem que o Legislativo prestou ao Grupo RICTV Record pelos 30 anos de serviços prestados à comunidade. “A empresa foi fundada pelo Mário Petrelli, hoje é comandada pelo seu filho, Marcelo Petrelli, com bastante competência e objetividade”, declarou Nilson, que parabenizou os funcionários, clientes e telespectadores da RICTV em todo estado.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar