Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/10/2015 - 18h35min

Defesa Civil alerta para tempestades e chuva forte em todo o estado nos próximos dias

Imprimir Enviar
Secretário Milton Hobus anunciou medidas preventivas já adotadas pela Defesa Civil. FOTO: Jaqueline Noceti/Secom

Prevenir a população com orientações precisas é a proposta da Defesa Civil de Santa Catarina ao anunciar, na tarde desta quinta-feira (8), juntamente com outros órgãos, que o Estado se encontra oficialmente em situação de alerta, especialmente nos próximos quatro dias, devido ao grande volume de chuva previsto para todo o estado. Com possibilidade de tempestades, granizo, vento e raios, o volume de chuva no período pode superar 250 milímetros nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral, e 150 milímetros nas demais regiões. 

Diante de um cenário preocupante, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, declarou que inúmeras ações já foram tomadas para evitar o mínimo de problemas, especialmente nas regiões mais preocupantes. De acordo com Hobus, além de contar com os aparelhos meteorológicos, os radares, o sistema de barragens e a estrutura do Ciram, a melhor forma de promover a segurança durante o período de chuva é contar com a ajuda da própria população, que deve se manter atenta a qualquer acontecimento diferente neste período. "Buscamos amenizar o efeito dessas chuvas previstas, porém mesmo sabendo que em algumas regiões teremos problemas estamos empenhados para evitarmos ao máximo problemas", frisou.

O secretário destaca que alertas já foram emitidos para as regiões onde existe a real possibilidade de inundação, como no Vale do Araranguá, no Litoral Sul, e na região do Rio Canoas, no Planalto Serrano, onde já existe uma mobilização para que se faça a evacuação antecipada de áreas que possam ser alagadas. Dentre as ações, Hobus informou que o esvaziamento de represas foi uma das medidas adotadas, principalmente na região do Rio Uruguai e do Tapiranga.

Já no Vale de Itajaí, todas as barragens estão praticamente vazias, com disponibilidade de 90% da represa de Ituporanga, 95% da de Táio e 100% em José Boiteux. "Toda a Defesa Civil, com suas equipes de prevenção, resposta, a meteorologia do Ciram e o Grupo de Ações Coordenadas que envolvem os outros órgãos de governo estão de prontidão, juntamente com o Copo de Bombeiros de todas as regiões catarinenses para atender a população", informou.

O diretor de Prevenção da Defesa Civil, Fabiano Souza, reforçou o alerta, enfatizando que as precauções estão sendo tomadas a partir das atuais previsões que foram geradas. Além do Planalto Sul, o Litoral Sul e o Alto Vale do Itajaí já estão com alertas emitidos. Já para a região Oeste, ele explica que existe uma previsão de índices acumulados muito acentuados de chuvas. "Estas quatro regiões são as que mais carecem de maiores cuidados".

Souza mencionou que entre as atitudes específicas, a Defesa Civil tem contribuído com todo trabalho de monitoramento e informação aos órgãos municipais e estaduais, que está sendo realizado constantemente. "Nossos coordenadores estaduais estão atuando em diversas regiões, com a preparação de equipes sobre a necessidade da ativação de abrigos e retirada de famílias de áreas de risco. A inundação e o movimento de massas são nossa maior preocupação, uma vez que teremos um grande volume de chuvas em um curto espaço de tempo", observou.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar