Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/10/2017 - 14h37min

Cerimônia marca abertura da VII Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão

Imprimir Enviar

A 7ª Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão, instituída sob a Lei 15.324, de 22 de novembro de 2010, teve início na noite desta terça-feira (3) com a execução do hino dos dois países durante uma cerimônia realizada no Plenarinho Paulo Stuart Wrigth. Promovido anualmente, o evento conta com uma ampla programação, incluindo palestras e exposições, em alusão aos 122 anos de relações diplomáticas entre as duas nações.
Na condição de proponente, o deputado Cesar Valduga (PCdoB) abriu o encontro destacando a proposta da Semana Estadual. Para ele, a iniciativa permite uma aproximação e consequentemente favorece as relações, especialmente a econômica. "Esse desenvolvimento atinge a gastronomia, a cultura catarinense, entre outros aspectos que influenciam a relação Brasil-Japão." De acordo com o parlamentar, com a chegada dos imigrantes japoneses a Santa Catarina, o Estado passou a produzir a maçã na região serrana, assim como a produção de alho em Curitibanos, o tomate no município de Caçador, entre outros produtos.  
Nesta edição a solenidade de abertura contou com a presença do cônsul-geral do Japão para a Região Sul, Hajime Kimura. De acordo com o  diplomata, estreitar os laços entre os dois países é uma forma de ampliar negócios econômicos e culturais. "O fortalecimento desta amizade reforça a relação das duas culturas, estabelecendo laços comerciais." 
De acordo com os organizadores do evento, a data comemorativa foi criada com base na história da passagem dos primeiros japoneses em solo brasileiro. Há registros de que, em 1803, quatro japoneses, náufragos do barco Wakamiya-maru, salvos pelo navio de guerra russo Nadiezhda, visitaram nosso país. Fundeados nas proximidades da Ilha de Anhatomirim, desembarcaram perto do Forte Santana, na antiga cidade de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis.

Associação Wakamiya-Maru
A Associação Wakamiya-Maru Ilha de Santa Catarina foi fundada após a aprovação da Lei 15.324/2010 e funciona como espaço de encontro entre os descendentes de japoneses no estado e como forma de manter sua cultura, numa interação com a cultura de Florianópolis. Os laços que unem a capital de Santa Catarina com a cidade de Ishinomaki, no Japão, ocorreram em 1803, quando os japoneses saíram de suas terras e aportaram no povoado de Nossa Senhora do Desterro.

Apresentações culturais
Após a cerimônia de abertura, os convidados foram direcionados ao Hall da Assembleia Legislativa onde assistiram a apresentação "Artes da Espada Samurai - Budõ Tradicional", do Instituto Niten. Na ocasião, o grupo Wakamiya-maru também fez uma apresentação de canto e música.
Ao longo da semana, uma exposição sobre a cultura japonesa poderá ser visitada, das 7 às 19 horas, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho. A exposição "Wakamiya-maru/Nipocultura/ChieMori" retrata a jornada de circunavegação dos náufragos e sua passagem por Florianópolis, além de artefatos da cultura e história do Japão. A programação completa pode ser conferida no site da associação: www.wakamiyamaru.com.br

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar