Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/05/2019 - 17h10min

Centro acadêmico de Direito da UFSC realiza congresso entre os dias 14 e 17

Imprimir Enviar
Vitor Oliveira, presidente do Caxif, ocupou tribuna também para criticar contingenciamento de recursos para as universidades federais
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O contingenciamento de recursos para as universidades e institutos federais e a realização do Congresso de Direito da UFSC foram temas do pronunciamento do presidente do Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif), Vitor Oliveira, na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira (8). O requerimento para o uso da tribuna partiu do deputado José Milton Scheffer (PP).

O Caxif é o órgão representativo dos estudantes de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele também é responsável pela organização do Congresso de Direito da UFSC, que chega à sua 14ª edição em 2019. O evento será entre os dias 14 e 17 de maio, no campus da Trindade, em Florianópolis.

Conforme Oliveira, o congresso deste ano deve reunir 6 mil congressistas. Eles vão acompanhar palestras, oficinas e outras atividades. Entre os principais palestrantes, estão a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmem Lúcia; o ex-ministro de Relações Exteriores e do STF Francisco Rezek e o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

“Teremos a discussão de temas políticos, jurídicos e sociais atuais e importantes. O congresso também incentiva a pesquisa científica e proporciona a troca de conhecimento entre os participantes, num evento que é aberto à comunidade”, afirmou o presidente do Caxif.

Oliveira aproveitou a tribuna para criticar o recente contingenciamento de recursos das universidades e institutos federais, anunciados pelo governo federal. “Além do bloqueio por motivos ideológicos ferir a Constituição, a universidade pública reúne cidadãos de todos os cantos do país, de diferentes realidades, crenças e cores. A universidade é ambiente de debate livre. Já mais formaremos cidadãos e profissionais completos se apresentarmos apenas um ponto de vista. O conhecimento nasce justamente da manifestação de ideias”, disse.

Ele também destacou que 95% das pesquisas científicas nacionais saem das universidades públicas federais, que estão entre as mais bem avaliadas no país e no mundo.

“Enquanto os porta vozes do governo federal tentam manchar a imagem das universidades públicas, a comunidade universitária responde com pesquisas relevantes, inovação tecnológica e formação de profissionais qualificados”, disse. “Só criticam que as universidades públicas quem não as conhece”, completou.

A deputada Ada de Luca (MDB) elogiou o pronunciamento do presidente do Caxif. O deputado José Milton Scheffer destacou a importância do congresso e da universidade. “Será através da universidade que Santa Catarina vai conseguir se manter na vanguarda e criar qualidade de vida para a nossa população.”

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar