Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/08/2013 - 07h27min

CUT-SC celebra 30 anos com sessão especial no Parlamento

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch, proponente da homenagem, discursa durante sessão especial sobre os 30 anos da CUT. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A Assembleia Legislativa promoveu na noite desta terça-feira (27) sessão especial em homenagem aos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Santa Catarina. O deputado Dirceu Dresch (PT), proponente da sessão, conduziu as homenagens no Plenário Osni Regis. Vários líderes sindicais acompanharam o ato.

Dresch ressaltou as três décadas de luta da CUT no estado e os resultados significativos que se refletem nas conquistas dos trabalhadores em Santa Catarina e no país. “Estamos vivendo um momento de valorização dos trabalhadores, com mais renda e mais empregos”, disse o deputado, lembrando que o índice atual de desemprego no país é na ordem de 5%, o que representa uma “conquista do povo brasileiro”.

O parlamentar, que já dirigiu a CUT em Santa Catarina, também destacou o papel fundamental da entidade no processo de democratização do Brasil e na eleição do primeiro governo popular, representando pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Tenho orgulho de celebrar os 30 anos desta entidade tão importante para a classe trabalhadora. Uma entidade que ajudou a transformar a história deste país, venceu tantos desafios e teve grandes conquistas”, ressaltou Dirceu.

Neudi Antonio Giachini, que preside a CUT no estado, destacou que o trabalho da entidade se dirige a todos os ramos de atividade econômica do país, baseado em princípios de igualdade e solidariedade, defendendo a liberdade e autonomia sindical. “A CUT tem uma grande história. Talvez a história mais bonita dos trabalhadores neste país. Temos de celebrar as conquistas com o desafio diário na luta por novos direitos dos trabalhadores, na construção de projetos para a sociedade”.

Representando a CUT nacional, Rosane Bertortti disse que o trabalho realizado pela entidade representa também o diálogo na base, com a classe trabalhadora. “Congregamos os trabalhadores do campo e da cidade”, resumiu.

O diálogo constante da CUT com empresariado e governo em prol dos direitos dos trabalhadores foi ressaltado pelo deputado Neodi Saretta (PT). “Por este papel, podemos afirmar que a CUT é uma entidade cidadã”, refletiu.  O deputado Jailson Lima (PT) e a deputada Ana Paula Lima (PT) também prestigiaram a sessão e ressaltaram as conquistas históricas da entidade e sua importância para o país.

História
Em Santa Catarina, a central foi fundada em 23 de setembro de 1984, na cidade de Chapecó, um ano após a fundação da entidade no Brasil, em 1983. Desde a origem, a CUT tem sido protagonista nas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras. É a maior central do estado, com 122 sindicatos filiados, seis federações orgânicas (Departamento dos Metalúrgicos, Fetraf-Sul, Fetram, Fetec, Fetracom e Fetrial), duas federações filiadas (Fecesc e Fetessesc) e representa cerca de 618 mil trabalhadores da base.

A defesa de bandeiras históricas da classe trabalhadora, como a reforma agrária, a democracia e as melhorias nas condições de vida, as greves no ABCD paulista no final da década de 1970 impulsionaram segmentos combativos do sindicalismo brasileiro a forjar um grande movimento nacional que resultou na fundação da Central Única dos Trabalhadores, em 28 de agosto de 1983, na cidade paulista de São Bernardo do Campo. São mais de 8 milhões de trabalhadores na base, considerada a maior central sindical da América Latina e a 5ª maior do mundo.

Homenagens

  • Central Única dos Trabalhadores em Santa Catarina
  • Jorge Lorenzetti, presidente de 1984 e 1985
  • Reinaldo Brasiliense Machado, presidente de 1987
  • Ineir Miguel Mittmann, presidente de 1988 e 1991
  • Alípio Inácio Alves, presidente de 1994
  • Valdeci José Da Silva, presidente de1997 e 2000
  • Paulo Roberto Gonçalves, Presidente de 2003
  • Neudi Antônio Giachini, presidente De 2006 e 2010, e atual presidente da CUT
  • Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina – Fecesc
  • Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Fetraf
  • Federação dos Trabalhadores na Construção Civil e Mobiliário de Santa Catarina – Fetracom
  • Federação dos Servidores Municipais de Santa Catarina – Fetram/SC
  • Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado Santa Catarina – Fetessesc
  • Federação dos Trabalhadores da Alimentação de Santa Catarina – Fetrial
  • Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina – Sintrafesc
  • Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina – Sintespe
  • Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina – Sinte/SC
  • Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina  Sintect/SC
  • Sindicato dos Bancários e Financiários de Criciuma e Região – SEEB
  • Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese
  • Departamento Estadual da Confederação Nacional dos Metalúrgicos de Santa Catarina - Departamento CNM
Rony Ramos
Rádio AL

Voltar