Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/07/2018 - 12h14min

CCJ aprova projeto sobre taxas cobradas por cartórios de protesto

Imprimir Enviar
Proposta de autoria do TJSC visa possibilitar que os credores que coloquem títulos sob protestos possam pagar os custos só na conclusão do processo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) apresentou, na manhã desta terça-feira (3), parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 15/2018, que altera o artigo 24 da Lei Complementar 156, de 1997, que dispõe sobre o Regimento de Custas e Emolumentos e adota outras providências, e acrescenta as notas 6ª e 7ª ao item 7 da Tabela I - Atos do Tabelião da Lei Complementar 219, de 2001.

De autoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a proposta visa possibilitar que os credores que coloquem títulos sob protesto possam pagar os custos somente na conclusão do processo. Conforme o projeto, a Lei Federal 9.492/1997 já abria a possibilidade de que o pagamento prévio dos emolumentos (taxas) cobradas pelos cartórios de protesto fosse facultativo.

A matéria foi aprovada com base no parecer favorável apresentado pelo deputado Jean Kuhlmann (PSD). “O projeto revela-se plenamente hígido, tanto formal, quanto materialmente, sobretudo a teor do que dispõe o artigo 50, caput, conjugado com o artigo 57, inciso I, e artigo 83, incisos II e IV, “d”, todos da Constituição Estadual. Com relação aos demais aspectos a serem observados nesta fase processual, ou seja, da legalidade, juridicidade, regimentabilidade e técnica legislativa, não há, a meu ver, nenhum obstáculo à tramitação do processado.”

O encaminhamento também incluiu o acatamento de duas emendas ao texto. A primeira delas, do deputado Darci de Matos (PSD), relativa ao artigo 3º da Lei 16.812, de 2015 - que dispõe sobre a criação de serventias extrajudiciais na comarca de Chapecó - para que o 3º Tabelionato de Notas e o 3º Tabelionato de Protestos e Títulos da Comarca de Chapecó sejam criados somente após a vacância.

Já a outra, de autoria do deputado José Milton Scheffer (PP), visa isentar as autarquias federais da cobrança dos custos com emolumentos. A justificativa apresentada pelo parlamentar é que a medida já é regulada em âmbito federal por meio do Decreto Lei 1537, de 1977.

Aprovada por unanimidade, a matéria segue tramitando nas comissões de Finanças e Tributação; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

 

Organização básica dos bombeiros militares

Também por unanimidade e seguindo parecer apresentado pelo deputado Jean Kuhlmann, foi aprovado o PLC 21/2018, do governo do Estado, que estabelece uma legislação para disciplinar a organização básica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Estruturada em 52 artigos, a proposta trata das atribuições dos bombeiros militares, da estrutura administrativa da corporação, com a definição dos órgãos de direção, de apoio e de execução, e estabelece a competência de cada um desses órgãos.

Na justificativa do projeto, o secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, explica que a legislação para organização básica é uma exigência prevista no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual de 1989. O parágrafo segundo do artigo 53 “estabelece que a legislação que abordar assuntos como lei de organização básica, dentre outros, será específica e aplicável a cada corporação”.

Conforme a justificativa, a lei sobre organização básica não implica na criação de novos cargos, nem vai gerar despesas para os cofres do Estado, pois tais questões são regidas por outra legislação, a Lei Complementar 582/2013. Além disso, conforme o secretário, a maior parte dos pontos previstos no PLC 21/2018 já foi implantada com base na legislação que rege a organização básica da Polícia Militar, aprovada em 1983.

Antes de ser votado em plenário, o PLC ainda será analisado pelas comissões de Finanças e de Trabalho.

 

Recursos do FRJ

O PLC 14/2016, que já contava com parecer favorável da CCJ, retornou ao colegiado para a análise de emendas promovidas no texto pelas comissões de mérito.

De iniciativa do TJSC, o projeto prevê que os recursos do FRJ (Fundo de Reaparelhamento da Justiça) repassados ao Fundo de Acesso à Justiça (FAJ) sejam aplicados “exclusivamente na remuneração dos advogados e peritos, quando atuarem nas causas de juridicamente necessitados; e de assistentes sociais e psicólogos, quando atuarem em processos judiciais voltados às áreas que envolvam direito de família, infância e juventude, violência doméstica e idosos”.

A proposta foi aprovada, por maioria de votos, seguindo o relatório do deputado Jean Kuhlmann, pela rejeição das emendas e a manutenção do texto original enviado pelo Judiciário. O deputado Dirceu Dresch (PT), apresentou voto contrário ao parecer, por acreditar que a iniciativa, da forma como está colocada, abrirá margem para que os serviços prestados por profissionais como assistentes sociais e psicólogos, sejam contratados à instituição de forma terceirizada. O projeto segue para votação em plenário.

 

Datas comemorativas

Foram ainda aprovados dois projetos voltados à criação de novas datas comemorativas.

De autoria do deputado Ricardo Guidi (PSD), o PL 116/2018 tem por meta instituir o Dia da Conscientização e Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal. A data escolhida para a celebração é o 9 de novembro. O texto segue para a Comissão de Saúde.

Já o PL 160/2018, do deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), visa estabelecer 20 de julho como o Dia Estadual do Mestre de Cerimônias. O PL permanece em análise na  Comissão de Trabalho.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar