Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/04/2021 - 13h53min

CCJ analisa pedido de credenciamento de comissão emancipacionista

Imprimir Enviar
Distrito de Juvêncio pertence ao município de Saudades, mas comissão quer incorporá-lo a Pinhalzinho. FOTO: Google Maps

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa vai analisar o pedido de credenciamento de uma comissão visando ao desmembramento do distrito de Juvêncio, no município de Saudades, e sua incorporação a Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. O pedido consta em um despacho assinado pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), publicado no Diário Oficial do Legislativo desta quinta-feira (29).

No despacho, Nadal pede que a CCJ analise o requerimento para credenciamento da comissão emancipacionista com vistas ao desmembramento do distrito, situado às margens da BR-282. O credenciamento é uma das exigências da Lei Complementar Estadual 135/1995, que dispõe sobre a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios.

O desmembramento, conforme a lei, consiste na separação de parte de um município para anexar-se a outro ou para a criação de um novo município. No caso do distrito de Juvêncio, o objetivo da comissão é a anexação à vizinha Pinhalzinho. A argumentação principal é que Juvêncio está geograficamente mais próxima de Pinhalzinho do que de Saudades.

Em dezembro de 2019, a Câmara Municipal de Pinhalzinho, em sua página oficial na internet, noticiou a presença dos líderes da comissão emancipacionista na sessão ordinária. Na ocasião, um dos líderes do grupo informou aos vereadores de Pinhalzinho que mais de 94% dos moradores de Juvêncio haviam aderido ao abaixo-assinado pela incorporação do distrito.

Conforme a Lei Complementar 135/1995, o desmembramento de área de um município com vistas à incorporação a outro só ocorrerá com autorização da Assembleia Legislativa, com a manifestação favorável dos prefeitos e das câmaras de vereadores dos municípios envolvidos, e com a realização de um plebiscito. Antes disso, no entanto, o presidente da Alesc deve credenciar a comissão emancipacionista, para que o grupo possa dar sequência ao processo.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar