Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/06/2020 - 13h48min

CCJ acata projeto que regulamenta ensino domiciliar no estado

Imprimir Enviar

Por maioria de votos, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) acatou, na manhã desta terça-feira (02), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 3/2019, que visa incluir na legislação estadual a previsão da educação domiciliar, modalidade na qual os próprios pais ficam encarregados de prover o ensino dos filhos, que ficam desobrigados de comparecer à escola.

O autor da matéria, deputado Bruno Souza (Novo), argumenta que o homeschooling, como também é conhecido, é adotado em diversos países como uma alternativa à escola tradicional. "Nesse viés, o aluno tem em sua casa uma dedicação singular, com um plano de ensino personalizado, o que determina um maior aproveitamento e desenvolvimento de suas aptidões naturais."

Alunos com deficiência, segundo o parlamentar, também poderiam se beneficiar do ensino domiciliar, pois contariam com um ambiente mais adequado as suas necessidades.

O projeto foi admitido com base no parecer favorável do deputado Kennedy Nunes (PSD). Já os deputados Ivan Naatz (PL) e Fabiano da Luz (PT) manifestaram-se pela rejeição do projeto, argumentando que a regulamentação da educação é de competência do Congresso Nacional.
Com a decisão, a proposta seguem em análise nas comissões de Educação, Cultura e Desporto; e de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Prioridade para portadores de diabetes
Por unanimidade de votos, foi admitido o Projeto de Lei (PL) 494/2019, de autoria do deputado Marcius Machado (PL), que visa assegura aos portadores de diabetes o direito ao atendimento preferencial ou prioritário na realização de exames em jejum em laboratórios, clínicas, hospitais da rede, pública e privada.

O projeto, que contou com a relatoria do deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), segue agora para as comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público;  Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia; e de Saúde.

Recolhimento de medicamentos
Seguindo parecer favorável da deputada Ana Campagnolo (PSL), foi admitido o PL 78/2019, do deputado Kennedy Nunes, que institui a logística reversa de medicamentos descartados pelo consumidor.

A matéria, estruturada em nove artigos, estabelece a responsabilidade compartilhada de  importadores, fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores em prover uma destinação correta aos produtos, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). O prazo fixado no texto para o estabelecimento das medidas previstas é de 120 dias a partir da publicação da lei.

O projeto, que agora segue para as comissões de Saúde e de Turismo e Meio Ambiente, recebeu uma emenda substitutiva global da relatora com o intuito de adequar o texto à técnica legislativa.

Transporte de animais
Outro projeto de Kennedy Nunes admitido pela CCJ, o PL 13/2020 tem por meta autorizar o transporte de animais domésticos em ônibus, VLTs, metrôs e trens.

Conforme o relator da matéria, deputado Fabiano da Luz, a medida é limitada a animais de pequeno e médio porte, e desde que estejam devidamente acompanhados de seus tutores.

O PL também está na pauta das comissões de Transporte e Desenvolvimento Urbano; e de Turismo e Meio Ambiente.

Alimentos orgânicos na merenda escolar
Os integrantes da CCJ acataram o PL 10/2020, de autoria do deputado Fabiano da Luz, que dispõe sobre o fornecimento de alimentos orgânicos na alimentação escolar nas unidades educacionais no estado.

Conforme o deputado Ivan Naatz, que apresentou parecer favorável ao projeto, a iniciativa prevê que 30% dos alimentos - de origem vegetal ou animal, in natura ou processados - destinados à alimentação escolar, sejam de origem orgânica.

Os recursos necessários para a implementação da medida ficarão a cargo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O texto aprovado também contou com uma emenda modificativa, do relator, que visa especificar que a proposta refere-se somente às escolas da rede pública estadual de ensino.

Antes de ir a plenário, o projeto ainda terá que ser aprovado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Saúde.

Controle de vetores de doenças
Ainda durante a reunião, foi acatado o PL 180/2020, de autoria do deputado Fabiano da Luz, que estabelece normas para evitar a propagação de doenças transmitidas por vetores.

O texto cita especificamente a  febre amarela e a dengue, transmitidas, respectivamente, pelos mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti. Ele institui a proprietários, locatários ou responsáveis por propriedades particulares, a obrigação de adotar medidas de controle e proliferação dos insetos.
A matéria, que também tramita nas comissões de Finanças e de Saúde, contou com o relatório favorável do deputado Luiz Fernando Vampiro.

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar