Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/12/2012 - 12h49min

Cartunista Zé Dassilva lança retrospectiva bem-humorada de 2012

Imprimir Enviar
Lançamento de Livro “Riscando o Ano”, de Zé Dassilva - Foto: Carlos Kiliam

Do mensalão à novela Avenida Brasil, da crise na União Europeia à votação do Código Florestal Brasileiro, das Olimpíadas de Londres à Rio +20: os principais fatos e eventos de 2012 estão retratados em “Riscando o Ano”, primeiro livro de charges do cartunista Zé Dassilva. O lançamento da obra ocorreu na noite desta quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. 

Natural de Criciúma e jornalista de formação, Zé Dassilva atua há 14 anos como chargista do jornal Diário Catarinense e há 12 como autor-roteirista da TV Globo. Em 96, aos 22 anos, lançou seu primeiro livro: "Histórias que a Bola Esqueceu", sobre a história do Metropol, time que marcou época na liga de futebol catarinense da década de 1960. “Almanaque do Futebol Catarinense”, lançado em 2011 em parceria com o jornalista Emerson Gasperin, é sua segunda obra dedicada à temática, onde descreve a trajetória de 60 equipes de futebol do estado, muitos deles já extintos.

“Riscando o Ano” é uma retrospectiva bem-humorada de 2012. Em suas 68 páginas e 57 charges, o autor registra os principais fatos e eventos que marcaram o ano que termina. O critério para a seleção das charges reunidas na obra, revelou, foram a atualidade e qualidade gráfica dos desenhos. “Reuni trabalhos sobre assuntos que tiveram maior repercussão e onde a arte e a piada ficaram bem desenvolvidas. Ao mesmo tempo, restringi aos fatos mais atuais, pois as charges estão muito ligadas às notícias, que envelhecem muito rápido”.

Para o deputado Nilson Gonçalves (PSDB), que é radialista, os trabalhos de Zé Dassilva chamam a atenção pela inteligência e perspicácia. “Ele é muito espirituoso e consegue colocar uma pitada de bom-humor no nosso dia a dia. Algumas charges chego mesmo a fotografar e colocar em meu Facebook”, disse. (Alexandre Back/com informações da TV AL))

Voltar