Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/04/2016 - 12h17min

Campanha para educação no trânsito, Maio Amarelo, é lançada na tribuna

Imprimir Enviar
Mateus Beninca, estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Sagrada Família, de Blumenau FOTO: Luís Gustavo Debiasi/Agência AL

Somente em 2013, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 40 mil pessoas perderam suas vidas no Brasil em decorrência de acidentes de trânsito. Grande parte destes casos poderiam ter sido evitados, caso os condutores adotassem medidas simples, como evitar a ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir, não ultrapassar em locais proibidos e respeitar os limites de velocidade.

O alerta foi feito na manhã desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa, durante o lançamento da campanha Maio Amarelo, voltado à conscientização sobre o trânsito.

Para falar sobre a campanha, que conta com o apoio da PRF, Detran e órgãos municipais de trânsito, subiu à tribuna do plenário Mateus Beninca, estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Sagrada Família, de Blumenau

Em sua fala, Beninca, de 16 anos, pediu a criação de programas permanentes de orientação nas escolas e também mais recursos para os órgãos voltados à fiscalização no trânsito. "Se não nos conscientizarmos sobre os perigos do trânsito e não forem feitos os investirmos necessários, continuaremos a perder cada vez mais vidas nas estradas brasileiras. Vamos implementar e valorizar as propostas do Maio Amarelo. Ajudem-nos, para que este seja apenas o começo de uma grande mudança."

Agentes de trânsito
O pronunciamento de Beninca recebeu o apoio de diversos parlamentares, como Cesar Valduga (PCdoB), Manoel Mota (PMDB), Silvio Dreveck (PP), Antonio Aguiar (PMDB), Deka May (PP), Luiz Fernando Vampiro (PMDB) e Padre Pedro Baldissera (PT).

O deputado Ismael dos Santos (PSD) também pediu providências do governo para equipar melhor as entidades policiais, tendo em vista que "somente 100, dos 295 municípios catarinenses, possuem bafômetros para atestar o consumo de álcool pelos condutores".

Já o deputado Darci de Matos (PSD) anunciou que está reapresentando um projeto de lei para permitir que os municípios estruturem a carreira de agente de trânsito. Em 2015, a matéria chegou a ser aprovada no Legislativo estadual, mas foi objeto de veto do governador, posteriormente mantido no plenário da Assembleia pela diferença de um voto. "Esta medida está amparada pela Emenda Constitucional nº 82, de 16 de julho de 2014, e já foi implementada nos estados do Rio Grande do Sul, Sergipe e Ceará. Temos certeza, portanto, que vamos aprová-la esse ano."

Alexandre Back
Agência AL

Voltar