Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/03/2013 - 10h00min

Campanha da Fraternidade voltada à juventude é tema de sessão especial

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa promoveu, na noite desta segunda-feira (04), no Plenário Osni Régis, sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade 2013. A solenidade foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Joares Ponticelli (PP), e proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) para divulgar a campanha, que este ano aborda o tema “Fraternidade e Juventude”, e tem como lema: “Eis-me aqui, envia-me”.

Promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha acontece no período da quaresma, desde 1964. A cada ano a Igreja Católica escolhe uma temática para refletir e propor ações. Durante a solenidade, o arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, recebeu homenagem do Poder Legislativo pela evangelização em prol da juventude.

Em seu pronunciamento, o arcebispo agradeceu ao deputado Padre Pedro e à Assembleia Legislativa pelo espaço para divulgar e debater o tema. “A Igreja quer refletir sobre a importância do jovem. O jovem tem um lugar especial e é também sujeito de uma preocupação especial. Fazer com que assuma seu papel na igreja e na sociedade é o objetivo da campanha”, afirmou. Dom Wilson destacou a habilidade dos jovens em lidar com os meios de comunicação em rede e a importância disto para a divulgação de ações relacionadas à campanha e sobre o papel da juventude na evangelização.

Jornada Mundial

Segundo Padre Pedro Baldissera, em sua 50ª edição a campanha visa acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade melhor. “Propor ao jovem um resgate para as transformações e libertações na sociedade é a razão maior desta campanha”. Baldissera lembrou que, em 1992, a igreja no Brasil, por intermédio da CF, tratou a juventude como tema central convocando as pessoas à reflexão. “Hoje, 20 anos após, a abordagem sobre a juventude volta como um elemento para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens”.

Uma das razões para que o tema, proposto pelos próprios jovens, fosse tratado com maior profundidade é a realização, no Brasil, da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no mês de julho, no Rio de Janeiro. Para o coordenador do Setor da Juventude da Arquidiocese de Florianópolis, Felipe Candin, a maior reivindicação dos jovens, a partir desta Campanha, é a criação de um Conselho Estadual da Juventude, ainda para este ano.

Denúncia e anúncio

Grupos de jovens da Pastoral da Juventude de Santa Catarina fizeram uma denuncia, por meio de encenação, dos problemas pelos quais passam os jovens e o anúncio de coisas positivas, como inclusão, paz, saúde, educação e preservação da vida, buscadas por eles. Houve, também, uma apresentação com a réplica da Cruz Peregrina e do Hino da Campanha da Fraternidade 2013 executada pela banda Ressoar em Deus.

A solenidade contou com a participação do deputado Neodi Saretta (PT), membros das Arquidioceses de todo o estado e centenas de jovens, muitos vindos do Oeste de Santa Catarina.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar