Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/10/2014 - 16h59min

Caixa promete celeridade na liberação do FGTS para as vítimas de granizo em Lages

Imprimir Enviar
FOTOS: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

A Caixa Econômica Federal prometeu celeridade na liberação do FGTS para as vítimas do temporal de granizo que atingiu Lages no último dia 13 de outubro. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Elizeu Mattos (PMDB), que veio a Florianópolis para encontrar-se com o presidente da Caixa, Jorge Hereda, que estava na capital do Estado na tarde desta segunda-feira (20). “Lages não vai ficar esperando 90 dias”, garantiu o prefeito, referindo-se ao prazo legal que a CEF tem para analisar pedidos semelhantes.

De acordo com Elizeu, cada titular do FGTS poderá sacar no máximo R$ 6,2 mil. “Uma casa com dois beneficiários do FGTS terá R$ 12 mil para reformas”, afirmou. Segundo o prefeito, a CEF estudará se liberará o FGTS por unidade habitacional ou por bairro. “São cerca de 100 mil vítimas, um cadastro individual é inviável, a prefeitura não tem estrutura”, argumentou o alcaide, ponderando em seguida que 44 bairros foram atingidos. “Praticamente todas as casas tiveram danos”, assegurou o chefe do executivo lageano.

Uma cidade no caos

O prefeito afirmou à Agência AL que Lages vive situação difícil. “Quinze creches estão fechadas, seis colégios, há 30 mil carros danificados e uma fila de mais de 5 mil nas oficinas”, descreveu Elizeu, destacando que a demanda por telhas foi tão grande que os estoques do Sul do país não foram suficientes. “Estamos buscando telhas em Goiás”, contou. Além disso, dos três hospitais, apenas o Infantil Seara do Bem, localizado às margens da BR-282, não foi atingido.

"A cidade está praticamente parada, supermercados, lojas e empresas estão fechados, ou foram atingidos ou os funcionários não vão ao trabalho porque têm de consertar suas casas”, explicou o prefeito. Já o assessor de imprensa da prefeitura, Ari Junior, revelou que sua casa também foi atingida. “Tenho seguro, mas as seguradoras não têm perito para atender todo mundo”, informou. 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar