Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/07/2017 - 08h18min

Cachaça e aguardente catarinenses recebem homenagem da Alesc

Imprimir Enviar
Leandro de Melo Silveira, presidente da Acapacq, entidade homenageada durante a sessão especial desta terça (11)
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Em solenidade na noite desta terça-feira (11), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina enalteceu os trabalhos da Associação Catarinense de Produtores de Cachaça e Aguardente de Qualidade (Acapacq) e demais associados e os consequentes bons resultados obtidos na Expocachaça 2017. Proposta pela Mesa, a iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.

Aberta pelo presidente do Legislativo, deputado Silvio Dreveck (PP), a solenidade foi conduzida pelo deputado Mauricio Eskudlark (PR). Dreveck valorizou o crescimento do setor, pontuando sua importância para economia catarinense. Segundo o parlamentar o aumento da exportação do produto catarinense agrega valor e renda para o estado.

"Com destaque nacional e internacional, a cachaça catarinense vem conquistando premiações pela sua qualidade e essência. Além de superar produtores de outros estados, Santa Catarina vem aprimorando seu produto e conquistando mercado. Esse é mais um produto genuíno que colocará os catarinense como referencia no cenário brasileiro", avalia.

Já Eskudlark vê o segmento com um papel importante na economia. "Reconhecer esse potencial é apoiar e valorizar o trabalho, e principalmente um produto catarinense", frisou.   
 
A apresentação de um vídeo institucional resgatando a história da cachaça catarinense marcou a abertura das homenagens. Com aproximadamente 5 mil famílias envolvidas na cadeia produtiva no estado, o vídeo revelou que os alambiques catarinenses produzem atualmente 300 mil litros da bebida, porém possuem capacidade instalada para produção de 6 milhões de litros de cachaça artesanal por ano. A apresentação revelou, ainda, que a produção da cachaça artesanal segue técnicas de quase 500 anos, com o armazenamento em barris para o envelhecimento.

Dados de associações e cooperativas o setor apontam um crescimento anual de 15% no consumo e 10% nas exportações da bebida. Mesmo assim, para o presidente da Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (Acapacq), Leandro Batista de Melo Silveira, ainda existe muito a ser feito para que o setor continue se desenvolvendo.

Segundo ele, a informalidade ainda domina o setor no país, inclusive em Santa Catarina. Silveira explica que a associação catarinense estima que há 30 mil produtores de cachaça artesanal no Brasil, sendo que desses, apenas 2 mil têm seus produtos e empresas registrados. Já em Santa Catarina são mais de 2 mil alambiques, com apenas 36 formais.

Silveira agradeceu a homenagem afirmando que a iniciativa da Assembleia é um marco na história da cachaça artesanal catarinense, que recentemente foi destaque na Expocachaça, realizada emMinas Gerais. Considerado o maior festival do setor no país, Silveira destaca com satisfação a conquista de 16 medalhas das 74 destinadas ao produto.

Durante a solenidade 11 placas simbólicas, em alusão ao reconhecimento do trabalho realizado pelo setor, foram entregues pelo Parlamento aos homenageados da noite. Além das placas, outras 18 personalidades receberam da Assembleia certificados pelos bons resultados obtidos na Expocachaça, 2017. Os deputados José Milton Scheffer (PP), Manoel Mota (PMDB) e Jean Kuhlmann (PSD) prestigiaram o evento.

Homenageados

  • Presidente da Acapacq, Leandro Batista de Melo Silveira.
  • Governador João Raimundo Colombo
  • Deputado federal Jorginho Melo
  • Deputado federal  Valdir Colatto
  • Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa
  • Representante do grupo Lalua, Maria Luiza Rodrigues Silveira
  • Auditor fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Gonzaga Mendes de Resenes.
  • Presidente da Academia Brasileira da Cachaça, José Lucio Mendes.
  • Presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça (ibrac), Carlos Lima.
  • Presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cachaça de Qualidade (Anpaq), José Otávio Carvalho Lopes.
Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar