Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/07/2019 - 17h59min

Bombeira militar e guarda-vidas civil recebem moção de aplauso

Imprimir Enviar
Thuany Platt, coronel Charles Vieira, Stefania Adaime Veit e o deputado Coronel Mocellin
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Duas mulheres que atuam como bombeira militar e guarda-vidas civil, respectivamente, foram homenageadas, na tarde desta terça-feira (2), pela Assembleia Legislativa com moção de aplauso aprovada pelos parlamentares catarinenses. O ato foi uma iniciativa do deputado Coronel Mocellin (PSL), ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, como forma de destacar o Dia Nacional do Bombeiro.

A primeira mulher a ser promovida por ato de bravura na história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a soldado Stefania Adaime Veit, hoje cabo, foi uma das homenageadas. A outra é a guarda-vidas civil Thuany Platt, que, sem qualquer equipamento de regate, entrou no mar e salvou banhistas durante a folga em praia de Florianópolis.

Mocellin salientou que a homenagem a duas mulheres é uma forma de homenagear toda categoria dos bombeiros militares de Santa Catarina, observando que é uma das instituições com mais credibilidade no Brasil. “Essas histórias de bravura se misturam as de vários outros bombeiros militares, voluntários e comunitários, anônimos que, diariamente, orgulham Santa Catarina e nos fazem acreditar que heróis existem, sim.”

O deputado relatou que em 2018 a corporação atuou em 9.220 mil combates de incêndios, fez 10.683 operações de salvamento, busca e resgate, socorreu 133.845 mil pessoas, realizou 125.876 mil atendimentos pré-hospitalar e salvou R$ 450 milhões em bens. O comandante geral do CBMSC, coronel Charles Vieira, e parentes das homenageadas prestigiaram a solenidade de entrega das moções.

A cabo Stefania afirmou que é apaixonada pela profissão e que espera ser a primeira de muitas mulheres a serem homenageadas e a guarda-vidas Thuany disse que é gratificante ser homenageada pelos deputados e que na sua avaliação ela estava na hora e local certos para cumprir com sua missão de salvar vidas.

As homenageadas:

Stefania Adaime Veit

- Durante o atendimento a uma ocorrência cotidiana do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que aconteceu no mês de maio de 2017, em Florianópolis, a Cabo BM Stefania Adaime Veit, na época soldado, estava em atuação no 1º Batalhão Bombeiro Militar, com sede em Florianópolis, quando a equipe de plantão foi acionada para uma ocorrência de parada cardiorrespiratória.
Enquanto os profissionais estavam realizando o procedimento padrão para a situação, a mãe da vítima, que estava em estado de choque, surpreendeu a todos, visivelmente transtornada e com uma arma de fogo, ameaçando disparar contra os bombeiros militares que estavam no local. Embora familiares tenham tentado segurá-la, as intervenções foram sem sucesso, deixando a situação ainda mais tensa. Ao observar o risco que todos corriam no ambiente, a Cabo Stefania agiu rapidamente para imobilizar e, assim, desarmou a mulher, garantindo a segurança de toda a equipe, além dos familiares da vítima. Por conta deste ato corajoso, em que colocou a própria vida em risco para garantir a segurança dos colegas e das pessoas que estavam envolvidas, a Cabo BM Stefania tornou-se a primeira mulher bombeiro militar a ser promovida por ato de bravura na história da instituição. Atualmente, Stefania atua na guarnição de Canoinhas.

Thuany Platt

- No dia 21 de abril, a guarda-vidas Civil Thuany Platt estava de folga na praia do Saquinho, em Florianópolis, quando avistou três pessoas na água que haviam sido arrastadas por uma correnteza. Imediatamente, sem qualquer equipamento, entrou no mar e resgatou uma das vítimas, deixou-a em segurança na praia, entrou novamente no mar para resgatar as outras duas vítimas.
Como o mar estava muito revolto e as vítimas já estavam muito distantes da praia, ficou sustentando as mesmas, com ajuda de outra pessoa que havia entrado com uma prancha. Ficaram no mar por cerca de uma hora até a chegada do helicóptero Arcanjo 01 e de uma moto aquática do Corpo de Bombeiros Militar, que auxiliaram no resgate.

Voltar