Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/09/2018 - 16h36min

Blumenau quebra sequência de Itajaí e é campeã geral dos Jasc 2018

Imprimir Enviar
Atletas e dirigentes de Blumenau comemoram o título de campeã geral dos Jasc. FOTO: Rony Ramos/Agência AL

Blumenau quebrou a sequência de três títulos consecutivos de Itajaí e se consagrou a campeã geral dos 58º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), encerrados na tarde deste domingo em Caçador, no Meio-Oeste catarinense. O município do Médio Vale do Itajaí somou 247 pontos na classificação final contra 207 da vice-campeã Itajaí. Chapecó ficou com a terceira posição, seguida de São José (4º lugar), Florianópolis (5º) e Joinville (6º). A última vez que Blumenau havia sido campeã foi em 2013, quando recebeu a competição.

Os Jasc 2018 terminaram com uma solenidade no Parque Central José Rossi Adami, na presença de representantes das três cidades que vão sediar o evento no ano que vem: Indaial, Pomerode e Timbó, no Médio Vale do Itajaí. O prefeito de Timbó, Jorge Kruger, recebeu das mãos dos dirigentes da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) a bandeira oficial dos Jasc, que serão disputados no segundo semestre de 2019, em data a ser definida.

Kruger afirmou que os jogos vão ocorrer em um ano especial para Timbó, já que o município vai comemorar 150 anos de fundação. "Estamos reativando essa parceria com Indaial e Pomerode que deu certo em 2004. Temos uma boa estrutura na questão de alojamento e locais de competição. Há pequenas modificações e ajustes que serão feitos, mas já temos praticamente tudo estruturado. Com certeza vamos realizar uma excelente competição", disse.

Durante a solenidade de encerramento, foi feita uma homenagem a Orlando Müller, o Pipoca, que participou da comissão que organizou os primeiros Jasc, em Brusque, no ano de 1960. Ele faleceu na última sexta-feira (14) aos 84 anos. Seus familiares receberam cópias das medalhas de ouro, prata e bronze que foram distribuídas em Caçador. O troféu que é entregue à cidade campeã dos Jasc passa a ter o nome de Orlando Müller.

Balanço positivo
A presidente da Fesporte, Natália Lúcia Petry, afirmou que os Jasc de Caçador representaram a maior de todas as edições da competição, em virtude do número recorde de participantes (foram 121 municípios). Ela parabenizou Caçador pela organização do evento.

"Só temos a tecer elogios a todos que participaram da organização e realização desses jogos. A cidade foi muito receptiva aos jogos, os atletas muito felizes em estarem aqui, como notamos ao visitar os locais de competição", disse.

O prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, acredita que o impacto financeiro dos Jasc na economia local tenha chegado a R$ 12 milhões. Os números, segundo ele, ainda estão sendo contabilizados, mas o impacto da competição foi visível principalmente nas redes hoteleira e gastronômica do município. Nos primeiros dias dos Jasc, todos os hotéis de Caçador estavam lotados.

"Nós nos esforçamos ao máximo para deixar os jogos os melhores possíveis, mas quem vai dizer isso são os atletas", disse Sperotto. "Mas para nós foi o maior evento que a nossa cidade já realizou. Melhoramos a infraestrutura esportiva, levamos as famílias para os locais de competição. Estamos muito alegres com resultado. Sem dúvida, para nós, foi um sucesso."

Voltar