Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/05/2017 - 18h21min

Beto Carrero World recebe alunos de Apaes de todo o Brasil

Imprimir Enviar
Encontro das Apaes no Beto Carrero World é realizado desde 1992, com a presença de associações de todo o país

O 24º Encontro de Recreação e Lazer das Apaes do Brasil, realizado nesta quinta-feira (18) no Parque de Diversões Beto Carrero World, em Penha, no Litoral Norte, reuniu cerca de 2 mil alunos oriundos de aproximadamente 60 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e de outras instituições de educação especial do Sul do país. Promovido anualmente pela Apae de Penha, o evento conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pelo deputado José Nei Ascari (PSD).

Considerado um dia de alegria e diversão, o encontro proporciona às crianças e adultos com deficiência e seus acompanhantes uma experiência inesquecível. Ao desfrutarem das inúmeras atrações oferecidas pelo parque, o maior da América Latina, os estudantes percorreram o espaço em busca dos shows, visita ao zoológico e principalmente dos brinquedos. Em interação com outras pessoas presentes no parque, a turma de apaeanos curtiu o dia desfrutando de novas experiências, aproveitando cada segundo.  

Para a aluna da Apae de Içara, Michelle Cechinel, 35 anos, a visita ao parque é um momento de interação com alunos de outras Apaes. Participando do encontro pela terceira vez, ela destaca que em outras edições teve a oportunidade de conhecer o próprio Beto Carreiro, com quem tirou fotos juntamente com o cavalo Faísca. Além de recordar o momento, Michelle resaltou que durante o encontro adora se aventurar nos brinquedos, especialmente nos radicais. Entre tantas atrações, ela destaca o cinema 4D oferecido pelo parque. "É muito divertido ver um filme em com cadeiras que se movem", frisou.

Contente com o passeio de trem ao redor do parque, Gilnei Vanzuita, 31 anos, de Ibirama, afirmou que o evento é pura diversão. Grato pela oportunidade de conhecer um lugar diferente, Gilnei gostou muito do passeio.

Outro apaeano que estava eufórico com as atrações era o aluno de Penha João Marco Pereira, 28 anos. Há sete anos frequentando a Apae, João desfruta do parque como se fosse a primeira vez. "Eu gosto de tudo, mas o Show dos Velozes e Furiosos é minha atração favorita. Aqui os carros fazem cambalhota e aceleram muito", observou.  

Dia de festa
A diretora da Federação Catarinense das Apaes de Santa Catarina, Lorena Starke Schmidt, falou sobre a representatividade do encontro na rotina dos alunos. Segundo ela, o dia no parque é um momento de festa onde os alunos de todo o país podem interagir e realizar um sonho. "Para muitos é um sonho que está se repetindo, mas para outros é uma oportunidade impar de aproveitar um dia diferente fora da rotina", comentou. 

Extensão das atividades
Considerando o evento uma fonte de inspiração para os estudantes, o diretor da Apae de Presidente Getúlio, Alexandro Suchara, pontuou que, além de ser um dia criativo, é uma oportunidade de lazer especialmente para os alunos que vêm de famílias carentes. Segundo ele, a visita possibilita que os alunos coloquem em pratica o que é trabalhado em sala de aula.

"Aqui eles podem ver que existem outros espaços fora da escola e da casa. Durante essa experiência o aluno aplica seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, como a higiene, independência na locomoção, entre outros fatores", disse.

Parceria
Abrangendo todo o país, mais precisamente os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o encontro é fruto de uma parceria entre o parque e as Apaes, realizado pela primeira vez em 1992, num acordo com a instituição de Penha. A presidente da associação, Eudes Beatris Tartari Zanin, destaca a satisfação de promover evento há mais de duas décadas. "Esse dia é uma oportunidade para todos. Com a redução no valor do ingresso, a entrada no parque fica acessível a todos”, salientou. 

Neste dia, além da concessão de desconto no valor dos ingressos para alunos e acompanhantes, parte da renda obtida com a venda dos passaportes promocionais para o encontro é revertida para a Apae de Penha. Para o aluno com deficiência e seu acompanhante, o ingresso custou R$ 77, com direito a todos os brinquedos e a maioria dos shows, incluindo o almoço. "Dentro desse valor R$ 18 é destinado à Apae de Penha. “Os recursos oriundo do movimento contribuem para nosso funcionamento ao longo do ano", salientou.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar