Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/05/2013 - 16h51min

Barra Velha realiza a Festa do Divino Espírito Santo nos dias 18, 19 e 20

Imprimir Enviar
Foliões e casal imperial também divulgaram a festa. FOTO: Solon Soares/Agência AL

O município de Barra Velha, no Litoral Norte, será palco de uma das mais tradicionais celebrações religiosas da região. É a Festa do Divino Espírito Santo, que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de maio, na sede da paróquia que leva o mesmo nome.

Na tarde desta quarta-feira (8), o presidente da Irmandade do Divino Espírito Santo de Barra Velha, Pedro Jeremias Borba, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para divulgar a festa. Segundo ele, a celebração é realizada há mais de 200 anos.

“É uma festa muito importante para a preservação da cultura do povo açoriano, responsável pela colonização da região”, afirma Borba. “Procuramos manter essa tradição viva e para isso toda a comunidade se mobiliza para a festa”.

Desde o dia 25 de março, ocorrem as visitas da bandeira do Divino Espírito Santo, chamada de peditório. Diariamente, um cortejo percorre residências de Barra Velha, recebendo doações e convidando a comunidade para os festejos. No peditório, fiéis carregam a bandeira, seguidos pelos foliões, que entoam melodias tradicionais, pelo imperador e pela imperatriz da festa. Segundo Borba, já foram realizadas neste ano mais de duas mil visitas.

Nos dias 18, 19 e 20 de maio, ocorre o ápice da celebração, com atrações culturais, culinárias e de lazer, além da escolha do imperador e da imperatriz da festa para o próximo ano.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar