Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/02/2019 - 14h00min

Bancada do Oeste garante apoio do governador ao aeroporto de Chapecó

Imprimir Enviar
Governador Carlos Moisés recepciona a Bancada do Oeste

O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, está mais próximo da modernização e ampliação de sua estrutura. Em reunião na manhã desta quinta-feira (21) na Casa d’Agronômica, a Bancada do Oeste na Assembleia Legislativa recebeu do governador Carlos Moisés (PSL) a garantia da contrapartida de R$ 2,2 milhões que cabe ao Estado para execução do projeto elaborado pela prefeitura da cidade do Oeste. O projeto, de R$ 10 milhões, está na Secretaria Nacional de Aviação Civil.

A coordenadora da bancada, deputada Marlene Fengler (PSD), destacou três pontos positivos na reunião com o governador: a união da Bancada do Oeste em prol das causas que são importantes para toda a região, a garantia da contrapartida para as obras e o apoio à região Oeste para receber equipamentos que atualmente servem ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz. “Quando o processo de modernização do aeroporto de Florianópolis for iniciado, a prioridade para o encaminhamento dos equipamentos será de Chapecó, o que vai sanar o grande problema de neblina e das condições meteorológicas que não são favoráveis, principalmente no inverno”.

O governador Carlos Moisés reafirmou o apoio do Estado para melhorar o aeroporto, muito importante para toda a região. “Para o governo do Estado, esse projeto não é de Chapecó: é de Santa Catarina, é do Sul do Brasil, porque ele atende municípios do RS e do PR. E atende todos os catarinenses e aqueles que nos visitam. Portanto, para o desenvolvimento daquela região, é um projeto de Santa Catarina.”

Para o governador, o usuário do aeroporto não quer saber se a responsabilidade é do governo federal, do Estado ou do município. “Temos que caminhar juntos, as três esferas de poder, para chegarmos a um bom termo”, disse Moisés, que não quis falar de prazo para conclusão das obras. “É difícil estabelecer prazo quando tem que aprovar um projeto. Vamos fazer os ajustes. A Secretaria de Infraestrutura designará uma equipe para pontuar o que precisa ser ajustado para que a gente tenha um ‘de acordo’, uma aprovação efetiva. O Estado será parceiro do município para que a gente possa concluir esse projeto de acordo com as exigências do Tribunal de Contas da União”.

De acordo com o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, outro ponto de destaque do encontro foi a formação de uma rede para desenvolvimento de políticas aeroportuárias para o Oeste. “O aeroporto não é só de Chapecó, é de uma região inteira. Por isso é importante que o governador tenha esse sentimento e vai estar conosco nessa rede, demonstrando, daqui pra frente, uma sinergia bem positiva entre a União, o estado e o município. E as obras não vão ser só essas. A partir daí vamos trabalhar com a concessão, com ampliação do aeroporto e sonhando, quem sabe, até com a internacionalização.”

 

Voltar