Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/10/2012 - 19h00min

Balanço do Dia

Imprimir Enviar
Sessão Ordinária - Plenário Osni Régis

Os deputados aproveitaram a primeira sessão da Assembleia Legislativa pós-eleições municipais para fazer o balanço do desempenho eleitoral de seus respectivos partidos em plenário, na tarde de hoje (9). Outro assunto que entrou na pauta do dia foi a greve dos servidores públicos da Secretaria de Estado da Saúde.
“A greve está deflagrada e os servidores esperam uma proposta concreta do governo”, alertou o deputado Sargento Amauri Soares (PDT). Ele informou que os servidores da pasta estão há mais de um mês mobilizados em torno da questão salarial. A greve que começou hoje é motivada pelo corte da hora-plantão dos servidores, que provocará redução de até um terço na folha de pagamento. A categoria quer uma gratificação que compense a perda das horas-plantão. O governo do Estado pediu prazo de dez dias aos funcionários para apresentar uma proposta concreta, conforme informou o deputado Ismael dos Santos (PSD). “Entendemos que as demandas dos funcionários públicos são justas”, ponderou.

Eleições
O deputado Cesar Souza Júnior (PSD) protocolou hoje pedido de licença da Assembleia Legislativa para se dedicar exclusivamente à campanha eleitoral em Florianópolis. Ele disputa o segundo turno com Gean Loureiro (PMDB). Como se trata de licença inferior a 60 dias, não haverá convocação de suplente. Outros dois deputados seguem na disputa eleitoral: Kennedy Nunes (PSD), em Joinville, concorre com Udo Döhler (PMDB), e Jean Kuhlmann (PSD), em Blumenau, disputa com Napoleão Bernardes (PSDB).
O deputado Elizeu Mattos (PMDB), eleito prefeito de Lages no último domingo, recebeu congratulações dos colegas parlamentares no plenário. Ele agradeceu a deferência dos deputados e o apoio de sua bancada. O deputado Antônio Aguiar (PMDB) frisou que o partido não administrava o município de Lages há 30 anos. Aguiar destacou ainda o desempenho do PMDB no Planalto Norte e criticou as pesquisas falsas, que levam ao descrédito a maioria dos institutos.
A performance do PMDB nas urnas também foi assunto do líder da bancada, deputado Aldo Schneider. Ele afirmou que a sigla conquistou o maior número de prefeituras, elegendo 104 prefeitos e 71 vices, e estará presente em 143 administrações municipais. Nos legislativos municipais, a legenda conquistou mais de 800 vagas. “O PMDB hoje é mais do que um partido político, é uma grife”, disse o parlamentar.
Já o desempenho do PSD foi enaltecido pelo deputado Ismael dos Santos. “Nosso partido tem menos de um ano e chegamos a 52 prefeitos eleitos. Temos mais três disputando o segundo turno e elegemos 61 vice-prefeitos”, informou.
O deputado Jailson Lima da Silva (PT) afirmou que o Partido dos Trabalhadores aumentou o número de prefeituras de 35 para 46 no estado, elegendo sete prefeitos no Alto Vale e quatro vice-prefeitos naquela região. “Aumentamos de 237 para 308 o número de vereadores.” Na mesma linha, o deputado Neodi Saretta (PT) comentou o desempenho do PT nas eleições municipais. Ele felicitou os eleitos e reconheceu o esforço de todos que disputaram e contribuíram com a democracia. “Espero que os novos governantes olhem de fato para as necessidades da maioria da população”, alertou. Conforme Saretta, o tema saúde foi o que mais apareceu durante as eleições, portanto todas as esferas de governo, município, estado e União, precisam olhar com mais atenção para essa área.

Unificação
O deputado Nilson Gonçalves (PSDB) defendeu a unificação do calendário eleitoral no Brasil. No entender dele, isso seria mais produtivo e menos oneroso para o país. A mesma opinião compartilhada pelo deputado Joares Ponticelli (PP). “Precisamos iniciar o movimento pela unificação das eleições já!” Passado o segundo turno, Ponticelli pretende convocar uma reunião da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), entidade que preside, para encaminhar esse assunto. “As campanhas a cada dois anos têm custo alto e provocam muito desgaste, tanto aos políticos quanto aos eleitores.” Ponticelli defendeu ainda o fim do instituto da reeleição e que seja proibida a divulgação de pesquisas eleitorais nas vésperas das eleições. (Lisandrea Costa)

Voltar