Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/03/2018 - 12h33min

Avicultura: Ministério da Agricultura certifica empresa catarinense

Imprimir Enviar

Uma planta industrial da Seara Alimentos, localizada em Itapiranga, no Extremo Oeste catarinense, foi o primeiro frigorífico catarinense a receber o certificado de compartimentação, que atesta a adoção de um avançado controle sanitário. O certificado foi entregue pela Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na manhã desta segunda-feira (26), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

A compartimentação consiste na estruturação da produção em compartimentos que mapeiam e isolam plantas e estruturas de granjas. É um sistema de produção fechado, no qual o frango deve nascer, crescer e ser abatido dentro da unidade geográfica. O compartimento formado no Extremo Oeste engloba 28 municípios.

De acordo com a superintendente do Mapa em Santa Catarina, Uéllen Colatto, o certificado “atesta um avanço em termos de estrutura de responsabilidade por parte de uma empresa no estado de Santa Catarina, algo surpreendente e pioneiro”. Como a certificação tem reconhecimento internacional, em caso de ocorrência de algum surto, a planta industrial certificada seria tratada de maneira diferenciada, o que evitaria impacto nas exportações.

“A entrega do certificado comprova que temos uma produção de qualidade, com sanidade. Santa Catarina já se destaca no cenário nacional e internacional com vários certificados. Este é mais um certificado de grande importância porque você traz o nível de segurança para um patamar bem mais alto”, disse o diretor executivo da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), Ricardo de Gouveia. Ele explicou que, em caso de ocorrência de algum tipo de doença, a região que faz parte do compartimento pode ser isolada e continuar fornecendo alimentos.

O deputado Moacir Sopelsa (MDB), ex-secretário de Agricultura, comemorou a conquista catarinense. “Sem dúvida, é o caminho para mantermos e nos firmarmos cada vez mais nos mercados internacionais.” Ele acrescentou que Santa Catarina, segundo maior produtor de aves do país, tem uma dependência muito grande das exportações (mais de 70% do total produzido é exportado). “Esse circuito fechado, onde são rastreadas todas as aves produzidas, nos dá mais segurança. Precisamos caminhar mais nessa direção, fechar outros compartimentos com as demais indústrias da região”, sugeriu.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar