Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/07/2017 - 14h35min

Avança projeto que reserva a mulheres 10% das vagas em instituições militares

Imprimir Enviar
Deputado Patrício Destro mostra ao deputado Romildo Titon, presidente da comissão, o relatório da OAB sobre o PRJ

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (12), o parecer favorável do deputado Dirceu Dresch (PT) ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 7/2016, que estabelece o percentual mínimo de 10% de vagas para o sexo feminino em concursos e no ingresso no efetivo das instituições militares de Santa Catarina.

A matéria de autoria do deputado Valdir Cobalchini (PMDB), que altera os artigos 5º e 6º da Lei Complementar 587/2013, segue agora para votação em plenário.

Feiras de varejo
O colegiado também acatou o Projeto de Lei (PL) 210/2015, do deputado Patrício Destro (PSB), que define critérios e restrições para a comercialização de produtos em feiras e eventos considerados transitórios. 

As proibições correspondem ao comércio no varejo de produtos de vestuário, têxteis e eletrônicos que possuam características semelhantes a artigos disponibilizados pelos comerciantes locais sediados no município da feira ou evento transitório. O PL define que a regra vale para eventos ou feiras realizados por até 30 dias ininterruptos, com ou sem cobrança para ingresso.

A matéria foi relatada pelo deputado Ismael dos Santos (PSD), em substituição ao correligionário Ricardo Guidi. “O relator justifica que a proposição visa combater pessoas físicas e jurídicas que, às margens da lei, burlam o fisco com produtos considerados contrabandeados, com falsificações, importados irregularmente, e produtos concorrentes com comerciantes enquadrados no livre comércio e iniciativa.”

Heróis de Santa Catarina
Os integrantes da comissão aprovaram, ainda, o PL 404/2016, do deputado Narcizo Parisotto (PSC), que institui a Semana de Homenagem aos Heróis de Santa Catarina, a ser realizada anualmente, entre 19 e 25 de agosto. A mobilização é dedicada à memória de todos os policiais militares, civis e bombeiros mortos em ação.

O projeto relatado pelo deputado Manoel Mota (PMDB) foi aprovado na forma de uma emenda substitutiva global apresentada por Dresch na Comissão de Constituição e Justiça, com correções na redação do texto. 

Situação do Presídio Regional de Joinville
Por iniciativa do deputado Patrício Destro, o coordenador da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Joinville, Nicholas Alessandro Alves Medeiros, voltou à Assembleia para apresentar aos membros do colegiado o relatório de inspeção do Presídio Regional de Joinville (PRJ).

O advogado já havia feito uso da tribuna na sessão ordinária de 22 de junho para relatar as irregularidades constatadas na unidade prisional. O diagnóstico aponta superlotação na ala masculina, precariedade nas instalações e condições que favorecem o recrutamento de novos membros para facções criminosas.

O PRJ chegou a ser interditado pela Justiça por alguns dias. A decisão foi revogada no dia 3 de julho, após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que prevê adequações, reformas e a construção de um novo bloco carcerário.

“Os pavilhões 4 e 5, onde estão concentrados os prisioneiros, ainda estão em condições caóticas. Quando o preso não tem sabonete, uniforme, cama, o crime organizado vai recrutá-lo em troca de favores. Hoje temos três facções atuando no PRJ”, disse Medeiros.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar