Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/12/2013 - 13h01min

Autodefensores das Apaes visitam o Parlamento catarinense

Imprimir Enviar
Reunião com Autodefensores das Apaes. Foto: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Os autodefensores das Apaes da Grande Florianópolis e os representantes estaduais da autodefensoria reuniram-se na manhã desta quarta-feira (4) com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), no gabinete da Presidência. A principal pauta do encontro foi o Projeto de Lei (PL) 471/2013, que institui a Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) em Santa Catarina, a ser comemorada na segunda semana de julho.

Ponticelli ressaltou que a proposição é uma iniciativa pioneira. “Santa Catarina será o primeiro estado a criar uma semana com esse propósito. Estamos em um processo permanente de ampliação das conquistas e de construção de políticas públicas em prol das pessoas com deficiência. A nossa  Assembleia tem sido protagonista na construção de políticas, na melhoria da acessibilidade. Neste ano, por exemplo, implantamos o Programa Alesc Inclusiva, contratando pessoas com deficiência”, disse.

A proposição, de autoria do deputado José Nei Ascari (PSD), já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. Antes de ser votada em Plenário, passa pela análise da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O relator da matéria, deputado José Milton Scheffer (PP), também presente na reunião, já adiantou que seu parecer é favorável à aprovação do projeto. “A Assembleia está dando um bom exemplo com essa ação. Quanto mais jogarmos luz sobre esse tema, maior será a inclusão de todas as pessoas”.

Autodefensoria
A missão dos autodefensores consiste na defesa dos interesses das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Segundo a justificativa do projeto de lei, eles “podem e devem sugerir ações que aperfeiçoem o seu atendimento e sua participação em todos os segmentos da sociedade”.

Cada Apae do estado conta com um representante do sexo masculino e um do sexo feminino. Os autodefensores são eleitos por seus colegas e têm presença assegurada em todos os eventos oficiais promovidos e organizados pela Rede Apae. “Em nome dos autodefensores e dos apaeanos, agradeço a todos pela iniciativa. Estou muito orgulhosa”, disse a autodefensora estadual, Alessandra Rafaela Kickhofel, de Pomerode.

Para a coordenadora regional da Autodefensoria da Apae da Região da Grande Florianópolis, Lisiane Bonatelli, é preciso também ressaltar o trabalho dos profissionais envolvidos. “A iniciativa de valorização dos autodefensores é muito válida. Precisamos destacar que, se eles fazem um bom trabalho, é porque há profissionais que acreditam e apoiam as pessoas com deficiência”.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar