Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/11/2019 - 22h24min

Audiência da Assembleia discute projeto para contorno viário de Gaspar

Imprimir Enviar
Audiência foi realizada na noite desta segunda (11), na Câmara de Gaspar | FOTO: Rene Müller/Câmara de Vereadores de Gaspar

Com o objetivo de retomar o projeto para a construção de contorno viário no município de Gaspar, no Médio Vale do Itajaí, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na noite desta segunda-feira (11), audiência pública, organizada pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, por solicitação do deputado Ivan Naatz (PV). O encontro, na Câmara de Vereadores de Gaspar, reuniu autoridades e representantes da classe empresarial da região.

Pela área urbana do município, passam o tráfego de duas rodovias estaduais: a Jorge Lacerda (SC-412), que liga a BR-101 a Blumenau; e a Ivo Silveira (SC-108), que liga Brusque e o Vale do Rio Tijucas ao Médio Vale do Itajaí. A consequência é que, em alguns momentos do dia, o trânsito de ruas importantes de Gaspar fica congestionado.

De acordo Ivan Naatz, o atual governo não tem conhecimento das propostas de contorno viário que já foram elaboradas. “Nós queremos alertar o Estado que essa região tem necessidade dessa obra”, afirmou o deputado. “Atualmente, há um estrangulamento na mobilidade urbana não só de Gaspar, mas de todo Médio Vale. Quando não temos boa mobilidade, afasta-se o comércio, a indústria, o consumidor. O contorno é fundamental não só para o desenvolvimento do Médio Vale, mas para a qualidade de vida da população.”

Conforme foi decidido na audiência, uma comissão formada pela Alesc, Câmara e Prefeitura de Gaspar vai procurar o Executivo estadual para apresentar essa demanda. “Queremos saber como está esse projeto do contorno”, comentou.

Alternativa em andamento
O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, afirmou que o município, por conta própria, já constrói seu anel de contorno viário. A obra foi dividida em oito trechos e dois deles estão em andamento. Ao todo, são 17 quilômetros, que interligam vias de Gaspar já constituídas.

Um dos diferenciais da obra, segundo o prefeito, é que a iniciativa privada participa do empreendimento. O trecho 4, em andamento, é construído com recursos do empresariado local. Ao todo, o contorno deve custar R$ 50 milhões, sem contar o dinheiro investido pelo setor privado.

“Estamos trabalhando no trecho 2, com recursos de financiamento. Foi uma solução caseira que encontramos para enfrentar esse problema para o qual há anos se busca uma solução”, disse Wan-Dall.

O prefeito disse que o projeto em execução não é o mesmo proposto pelo Estado. “O projeto do governo seria uma via metropolitana, com objetivo regional. Nosso trabalho é resolver o problema de Gaspar. Por isso, nosso contorno não é só mobilidade e cria rotas para o desenvolvimento e expansão da cidade.”

Estado
O representante da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) na audiência, o engenheiro Adão Marcos França, afirmou que levará o que foi apresentado ao conhecimento do secretário Carlos Hassler. Segundo ele, o projeto de contorno desenvolvido pelo município de Gaspar vai ao encontro da linha de trabalho implantada na SIE durante a atual gestão do Executivo estadual.

“O governo tem procurado trabalhar em conjunto com os municípios. Com o material que foi apresentado na audiência, temos condições de fazer a análise do projeto”, afirmou França, que descartou, no momento, a alocação de recursos para a obra.

Autoridades de Blumenau e Guabiruba também participaram da audiência. Eles destacaram que o contorno viário é de interesse de toda a região, já que muito do tráfego que vem do litoral em direção ao Vale do Itajaí passa pela área urbana de Gaspar.

“Essa é uma demanda antiga da comunidade e diz respeito a todo Médio Vale do Itajaí”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar, Ciro André Quintino. “Com as obras lentas na duplicação da BR-470, a Rodovia Jorge Lacerda tem recebido boa parte do tráfego.”

“Esse anel viário não é só para Gaspar, mas para a região”, completou o presidente da Associação Empresarial de Gaspar, Nelson Bornhausen. “Reconhecemos o que tem sido feito pela prefeitura, mas, no ponto de vista empresarial, não é o suficiente.”

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar