Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/10/2012 - 13h47min

Ato solene registra os 30 anos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC

Imprimir Enviar
Ato Solene NETI- UFSC 30 anos

Em ato solene realizado na noite de ontem (24), no Auditório Antonieta de Barros, a Assembleia Legislativa comemorou a passagem dos 30 anos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI) com a entrega de placas comemorativas aos pioneiros e colaboradores, em homenagem ás atividades realizadas ao longo das três décadas. Proponente da solenidade, a deputada Luciane Carminatti (PT) ressaltou a importância de valorizar a criação do núcleo. “Focado em oportunizar projetos voltados aos idosos, o núcleo, através da educação permanente, objetiva a atualização e inserção social”, explicou.     
As atividades do NETI iniciaram em março de 1982, por iniciativa das professoras Neusa Mendes Guedes e Lúcia Hisako Takase Gonçalves, porém só em agosto do ano seguinte foi oficializada a criação do Núcleo. Referência para estudos de graduação e pós-graduação da instituição. O NETI vem confirmando seu interesse em participar efetivamente do esforço nacional em prol do envelhecimento sadio, proporcionando a produção de conhecimentos da gerontologia, valorização do potencial dos idosos e a promoção de idosos que adquirem e transmitem conhecimento à sociedade. Além dos cursos oferecidos, a UFDC presta assessoria e consultoria à comunidade, através de parcerias com entidades governamentais e não-governamentais.
De acordo com a coordenadora do NETI, Jordelina Schier o NETI vem se mantendo fiel aos seus princípios de valorizar a pessoa idosa, inserindo-a no contexto acadêmico e comunitário, bem como o compromisso de lutar pelo desenvolvimento de políticas de atenção a pessoas idosas e de formar profissionais na área de gerontologia. “Através do núcleo, a UFSC desencadeia um processo educacional em que o idoso é protagonista de seu próprio envelhecer”, observa. Na ocasião, Jordelina destacou que o incentivo a educação para o envelhecimento desperta no idoso a vontade de aprender e ser produtivo. “O acesso ao conhecimento faz com que o idoso descubra suas capacidades, sentindo-se confiante a investir em seus planos de vida e sonhos, dando sentidos aos seus prazeres”, acrescenta.  
Segundo a professora Lúcia Helena Martins Pacheco, este semestre o NETI está com quase 40 turmas em funcionamento e mais de 700 vagas ocupadas por pessoas com 50 anos ou mais. “Entre suas atividades, o Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica, que qualifica idosos para atuarem como voluntários nas comunidades da Grande Florianópolis, é destaque. “Desde 1991, mais de 800 alunos se capacitaram para multiplicar os conhecimentos no campo da gerontologia em creches, asilos, projetos sociais mantidos pelo Estado e prefeituras”, frisou.
A atual presidente do Centro Estudantil do NETI, Eddy Ferreira Sousa Frantov, na condição de ex-aluna, relembra que após ficar viúva aos 76 anos, quando veio para Florianópolis, foi no NETI que encontrou motivação para sua produtividade. Formada em secretariado pela Mackenzie São Paulo, desde 1948 foi diretora-secretária da Sociedade Filantrópica Paulista por 20 anos. “Ingressei na entidade por meio do curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica, hoje aos 82 anos sinto orgulho da minha atuação, entre elas a fundação do coral do NETI”, observa. (Tatiani Magalhães)
 

Homenageados:
Lúcia Helena Martins Pacheco –Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Edison da Rosa – Pró-Reitoria da UFSC (Proex/UFSC)
Gilberto Vieira Ângelo – Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu)
Thiago Augusto Teixeira – Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicas (Fepese)
Kenya Schmidt Reibnitz – Centro de Ciências da Saúde/UFSC
Wilson Schmidt – Centro de Ciências da Educação/UFSC
Olga Maria Boschi A. de Oliveira – Centro de Ciências Jurídicas/UFSC
Luciano Lazzaris Fernandes – Centro de Desportos/UFSC
Nazareno José de Campos – Centro de Filosofia e Ciências Humanas/UFSC
Arnaldo Debatin Neto – Centro de Comunicação e Expressão/UFSC
Carlos Alberto Justo da Silva - Hospital Universitário
Nailor Novais Boainovsky – prefeitura Universitária/UFSC
Manoel Pacheco – Imprensa Universitária/UFSC
João Oscar do Espírito Santo – Biblioteca Universitária
Waldoir Valentin Gomes Junior – Centro de Cultura/UFSC
Larissa Miguel da Silveira – Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc)
Luiz Henrique Kademartori – Fundação José Arthur Boiteux (Funjab)
Roberto Anastácio Martins – Área Técnica DE Trabalho Social com Grupos/SESC
Vilmar da Silveira – Conselho Estadual do Idoso
Marília Celina Felício Fragoso – Associação Nacional de Gerontologia (ANG)
Paulo César dos Santos – Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG)
Juliano Pereira – Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)
Sebastião Roberto Soares – Centro de Tecnologia da UFSC
Paulo Fernando Liedtke – Agência de Comunicação (Agecom/UFSC)

Voltar