Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/07/2014 - 12h26min

Ato solene marca o Dia da Imprensa Catarinense

Imprimir Enviar
Solenidade referente aos 183 anos da imprensa catarinense. FOTO: Solon Soares/Agência AL

Os 183 anos de fundação da imprensa catarinense foram comemorados na manhã desta segunda-feira (28), em solenidade realizada tradicionalmente na Praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis, diante do busto de Jerônimo Coelho.

Instituído pela Lei Estadual 12.946/2004, o "Dia da Imprensa Catarinense" é celebrado em 28 de julho. A data faz referência à publicação de “O Catharinense”, o primeiro jornal impresso no estado, fundado pelo lagunense Jerônimo Coelho em 1831.

O ato solene também marcou os 82 anos de fundação da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). "As comemorações são motivo de orgulho para os jornalistas e profissionais da área de comunicação", disse o presidente da instituição, Ademir Arnon.

Patrono da imprensa e da maçonaria
Durante a cerimônia, representantes da Maçonaria de Santa Catarina, das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar  também prestaram homenagens a Jerônimo Coelho. "Ele foi um personagem ímpar da história catarinense. Figura pública de grande importância para a nossa sociedade, foi de singular envergadura, tanto no campo político quanto intelectual e social", destacou o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil/Santa Catarina, Wagner Sandoval Barbosa.

Além de fundador da maçonaria catarinense, Jerônimo Coelho teve carreira militar, exercendo funções de Ministro da Guerra e da Marinha em duas oportunidades (1844 e 1857).

O evento foi promovido pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI), pela Maçonaria de Santa Catarina, pela 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e pela Academia Catarinense de Letras.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar