Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/04/2013 - 09h47min

Ato solene homenageia comunidade japonesa e festeja Dia do Samurai

Imprimir Enviar
Ato solene em homenagem ao Dia do Samurai. Foto: Solon Soares

A Assembleia Legislativa realizou na noite desta quarta-feira (24) ato solene pela passagem do Dia do Samurai em Santa Catarina, instituído pela Lei Estadual nº 15.275/12, de autoria do deputado Jorge Teixeira (PSD). O evento é destaque no calendário cultural do Parlamento.

Este é o segundo ano que a comunidade japonesa celebra a data no estado. Representando Jorge Teixeira no ato, Arnaldo Santos Júnior justificou a ausência do deputado por motivos de saúde de familiares. Santos saudou os descendentes nipônicos e destacou a importância das comemorações. “A iniciativa vai ao encontro da cultura de toda colônia japonesa no país que já celebra a data”.

O coordenador da Unidade Florianópolis do Instituto Niten, Paulo Pierin, ressaltou a simbologia da data para a manutenção da cultura milenar japonesa e de seus valores para a sociedade atual. “As virtudes que marcaram a história e a força do Japão nós procuramos preservar e trazer para o povo brasileiro, para que possamos crescer juntos”.

Pierin informou que o instituto em Florianópolis conta com 26 membros que praticam a arte do Kobudo (modalidades antigas de combate). Os praticantes utilizam técnicas centenárias de artes marciais com espadas, herdadas dos guerreiros samurais. “A palavra e a honra são nossos bens mais preciosos”, afirmou. Durante a solenidade, o grupo da Capital fez uma apresentação usando as técnicas samurais.

Homenagem a Sensei Kishikawa
A data 24 de abril foi escolhida para celebrar a arte samurai em homenagem a Jorge Kishikawa, presidente da Confederação Brasileira de Kobudo, que há 20 anos se dedica à preservação e ao ensino da técnica japonesa no país. Sensei Kishikawa, como é referenciado (sensei quer dizer professor), foi representado no Parlamento pelo aluno e monitor do Instituto Niten em Florianópolis, Leandro Udson Correia, que recebeu uma placa de homenagem da Assembleia Legislativa em nome de seu mestre. O Instituto Niten atua em 40 unidades, distribuídas em 16 estados no Brasil.

Presente na solenidade, a presidente da Associação Nipo Catarinense, Roxana Saionahara, se disse feliz com as comemorações e a homenagem do Parlamento. “Os ensinamentos dos samurais são muitos e a nossa comunidade de Santa Catarina vai aproveitá-los bastante”, destacou. Os municípios de Frei Rogério, São Joaquim, Itajaí e Joinville contam com aproximadamente cinco mil descendentes japoneses.

Valores dos guerreiros samurais são celebrados
Foco e persistência nas batalhas, essas são algumas das qualidades que tornaram os ensinamentos samurais atraentes, segundo seus seguidores. O dia do samurai visa lembrar a prática das sete virtudes dos guerreiros japoneses: honra, coragem, lealdade, compaixão, benevolência, honestidade e respeito. Valores considerados importantes pela nação japonesa para formar cidadãos modernos e uma nação forte.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar