Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/09/2021 - 09h00min

Ato parlamentar destaca os 45 anos da Ceasa

Imprimir Enviar
As homenagens foram entregues deputado propositor do ato parlamentar, José Milton Scheffer, e pelo diretor-presidente da Ceasa, Gilmar Jacobowski.
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite desta quarta-feira (29), um ato parlamentar em homenagem às Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC). A entidade completou 45 anos de fundação em 29 de setembro. A programação foi uma iniciativa do deputado José Milton Scheffer (PP) e aconteceu no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.

O deputado propositor do ato destacou de que a Ceasa exerce um papel importante na sociedade, que visa o abastecimento de hortifrutigranjeiros, pois organiza a comercialização desses insumos. Acrescentou que a entidade promove a aproximação de produtores rurais da agricultura familiar, comerciantes e atacadistas.
“O trabalho da Ceasa é fundamental porque elimina o excesso de intermediação e manipulação, entregando aos catarinenses produtos de melhor qualidade e mais acessíveis à população”.

Pronunciamentos
Além do deputado propositor do ato parlamentar, ainda fizeram uso da palavra o diretor-presidente da Ceasa, Gilmar Jacobowski, o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila e o boxista, Francisco Prim, sócio-proprietário da Primalta, empresa que é a maior doadora de alimentos para o projeto Mesa Brasil Sesc.

Os discursos enfatizaram a importância da Ceasa nos fatores econômico e social do estado. Justificado pelo fato de no local diariamente circularem três mil veículos, gerando dois mil empregos diretos, tendo 350 produtores rurais ativos e anualmente movimentar aproximadamente 330 mil toneladas de alimentos, o que em 2020 somou o valor de R$ 861 milhões.  

Histórico
A Ceasa é uma sociedade de economia mista fundada em 29 de setembro de 1976, de acordo com as normas do Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac). A sede da Ceasa foi inaugurada em março de 1978, próximo à BR-101 e ao trevo de Barreiros, em São José, espaço que ocupa até hoje.

Na época tinha como gestora a Companhia Brasileira de Abastecimento (Cobal) como representante do governo federal e acionista majoritário (51%). A partir de 1989, as ações e encargos pertencentes à Cobal foram doados à Ceasa/SC. A partir daí passou a ser vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural e a ter como acionista majoritário o governo do Estado de SC.

Hoje a Ceasa/SC possui três unidades, localizadas nos municípios de São José (sede), Blumenau e Tubarão. Possui papel essencial para os catarinenses no abastecimento de hortifrutigranjeiros, uma vez que organiza a comercialização desses insumos. Promove a aproximação de produtores rurais da agricultura familiar, comerciantes e atacadistas, proporcionando infraestrutura física e logística para esse mercado, visando disciplinar o abastecimento urbano, eliminando o excesso de intermediação e manipulação, permitindo a oferta de produtos de melhor qualidade e mais acessíveis à população.

Homenagens
A entrega das homenagens foi realizada pelo deputado propositor do ato parlamentar, José Milton Scheffer, e pelo diretor-presidente da Ceasa, Gilmar Jacobowski. Entre os homenageados constam:

  • Nilo Balduino Mannes (Bigode)
  • Catarina Gesser Mannes (produtores rurais)
  • Francisco Prim, sócio-proprietário da Primalta (boxista)
  • Olinto Mainardi, orientador de mercado (colaborador)
  • Rudinei Nazareno José (Rudi), movimentador de carga
  • Artur Dimon representante do hortifruti Direto do Campo de Itajaí
  • Fabiano Kuhnen, presidente da Associação dos Usuários Permanentes da Ceasa
  • Sandra Regina Casarotto Lindorfer, diretora regional do Sesc
  • Rute Gebler, viúva de Érico Gebler, primeiro diretor-presidente da Ceasa
  • Jean Jackes Grecie Braun, representante do segundo diretor-presidente da Ceasa, Roque Lino Braun
  • Marcelo Fetti Alves, representante do terceiro diretor-presidente da Ceasa, Orvino Coelho de Ávila
Voltar