Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2013 - 12h58min

Ato homenageia profissionais contabilistas e lança a campanha 2013

Imprimir Enviar
Sessão Especial Contabilistas. Foto: Fábio Queiroz

Para marcar a data e lançar a campanha “2013: ano da contabilidade”, o Parlamento catarinense promoveu ato solene na noite desta quinta-feira (25), dia do profissional da contabilidade. Autoridades políticas e da área contábil no estado destacaram a importância da contabilidade na gestão financeira e no cumprimento da legislação tributária das empresas e organizações no país e no mundo.

As responsabilidades do profissional frente às constantes mudanças na legislação e na adoção de normas internacionais contábeis no Brasil foram destacadas nos pronunciamentos. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), Adilson Cordeiro, um dos homenageados pelo Parlamento, apontou os avanços do setor no último ano e os novos conhecimentos que o contador deve acumular nas áreas societária, de direito e trabalhista. “Ele precisa ser um profissional completo”, destacou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), conduziu a solenidade e fez questão de ressaltar que a contabilidade ocupa espaço importante no desenvolvimento econômico e social do estado e do país. Disse que a homenagem representa um reconhecimento merecido aos profissionais que organizam contas, orçamentos e investimentos, especialmente no setor público. “O contador tem que ser um verdadeiro malabarista para fechar as contas, principalmente na área pública”, comparou. 

O ato foi proposto pelo deputado Edison Andrino (PMDB), atendendo solicitação do deputado estadual licenciado, secretário de estado do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig (PMDB), que atuou na contabilidade por 20 anos. Hinnig lembrou a “correria, os prazos e a burocracia” na profissão e da versatilidade e atualização constantes exigidas no dia a dia. “O contador deixou de ser o guarda-livros, de fazer apenas registros, para se tornar consultor das empresas e organizações em que atua”, ressaltou.

Valorização da classe contábil
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Carneiro, também recebeu placa de homenagem da Assembleia Legislativa. O contador catarinense frisou a importância da celebração do dia dos profissionais contábeis e do marco do “ano da contabilidade” em 2013. Carneiro informou que será veiculada, em breve, uma campanha de comunicação para mostrar a importância da profissão à sociedade brasileira.

“A classe contábil atingiu um nível de maturidade que precisa ser celebrado. Vamos viver um ano de valorização e de reposicionamento da nossa imagem”, disse. Segundo o presidente do CFC, hoje no país atuam 500 mil profissionais em 84 mil organizações contábeis. Dados do CRC registram em Santa Catarina o trabalho de 19,5 mil contabilistas.

Professores, estudantes de contabilidade, contadores e representantes de órgãos de classe da área prestigiaram o ato solene no Parlamento catarinense.

Homenageados
- Adilson Cordeiro – presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC)
- Juarez Domingues Carneiro – presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar