Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/12/2012 - 13h04min

Assembleia sedia primeira edição do Prêmio de Boas Práticas em Saúde da Capital

Imprimir Enviar
Evento reuniu autoridades estaduais e municipais da saúde

A Secretaria de Saúde de Florianópolis promove nesta terça-feira (4), no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, a primeira edição do Prêmio de Boas Práticas em Saúde. Com o tema “Caminhos para uma transição governamental adequada”, o evento tem como objetivo reconhecer o trabalho dos profissionais da rede municipal e garantir a manutenção das boas práticas na instituição com a mudança de gestão da administração pública no próximo ano.
Entre 83 trabalhos inscritos, a comissão julgadora selecionou 52 projetos de boas práticas da Secretaria de Saúde de Florianópolis. Desses, 10 foram classificados com destaque e concorrem ao troféu desta edição. A escolha do vencedor será feita por votação dos participantes do encontro.
Para a secretaria, uma boa prática é um processo ou projeto implantado na organização de maneira proativa, efetiva, eficiente, com líder, método e controle definidos; deve atender aos fatores de aplicação, aprendizado e integração, com resultados qualitativos e ou quantitativos, para se tornar algo útil ou como exemplo a seguir.
Durante o evento, as instituições parceiras da iniciativa assinaram a Carta de Compromisso e Acompanhamento das Boas Práticas em Saúde, na qual assumiram o compromisso de ajudar a mantê-las como parte da Política de Estado para a saúde do município.

Iniciativas importantes
A promotora de Justiça Sônia Maria Piardi, que integrou a equipe de avaliação da premiação, destacou a relevância dos trabalhos idealizados e implementados por profissionais da rede municipal, como enfermeiros, médicos, dentistas, agentes comunitários, entre outros. “Ter participado foi uma experiência valorosa, gratificante. Pude conhecer projetos belíssimos que são executados por quem trabalha na área da saúde e fiquei encantada com os resultados”.
Na opinião do secretário de Saúde de Florianópolis, Clécio Espezim, o prêmio é um marco de compromisso com a causa pública. “Essas boas práticas demonstraram a transformação da saúde pública no município. Temos os melhores indicadores não só de Santa Catarina como do Brasil. Somos referência com muito orgulho e satisfação”.
Para o secretário-adjunto da pasta de Saúde do Estado, Acélio Casagrande, as boas práticas implantadas na capital podem servir de modelo para outros municípios. “Florianópolis tem sido um exemplo para todo o estado. Estamos aqui para aprender e construir melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Volnei Morastoni (PT), ressaltou que a iniciativa da Secretaria de Saúde de Florianópolis em reconhecer as boas práticas é um exemplo que pode se multiplicar não apenas pelo estado, mas pelo país. “Valorizar essas práticas significa valorizar os servidores da saúde. Eles acabam vivenciando o SUS e estabelecem uma relação muito positiva com a comunidade, resultando em qualificação do atendimento. E todos queremos um SUS público, gratuito e de boa qualidade”, disse. (Ludmilla Gadotti)

Projetos finalistas:

  1. Melhoria na qualidade das informações geradas pelo agente comunitário de saúde no Sistema Cadastral Familiar e melhor conhecimento da população das equipes de Saúde da Família
  2. Nova dinâmica para realização de exames preventivos contra o câncer de mama e câncer de colo de útero do CS Itacorubi
  3. Creche Amiga da Amamentação
  4. Rede Amamenta Brasil – Florianópolis
  5. Intervenção nas barreiras de acesso organizacionais à atenção primária em Florianópolis: concepção, condução e desdobramentos das oficinas de acesso de 2011
  6. Programa Planejando para a Excelência
  7. Internações por condições sensíveis à atenção primária: uso da ferramenta como indicador de desempenho da APS em Florianópolis
  8. A experiência da Comissão Técnica Permanente de Programação, Análise Técnica e Aquisição da Relação Municipal de Medicamentos (Remume) na Rede Municipal de Saúde de Florianópolis
  9. Do desenvolvimento, implantação e execução do plano de contingência de ações de vigilância e controle de leishmaniose visceral no município de Florianópolis: relato de uma experiência de sucesso
  10. O Complexo Regulador de Florianópolis

 

O Prêmio de Boas Práticas em Saúde de Florianópolis é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio institucional do Ministério Público de Santa Catarina. A iniciativa conta com os seguintes parceiros:

  • Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina
  • Controladoria Regional da União no Estado de Santa Catarina,
  • Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Superintendência de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
  • Departamento de Graduação em Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Santa Catarina
  • Conselho Municipal de Saúde
  • Secretaria Executiva de Controle Interno e Ouvidoria
  • Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom Floripa Te Quero Bem)
  • Comissão de Moralidade Pública da Ordem dos Advogados do Brasil - Santa Catarina
  • Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Florianópolis.

 

Voltar