Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/11/2014 - 11h08min

Assembleia se associa a OAB-SC no combate à violência nos estádios

Imprimir Enviar
Assembleia Legislativa se engaja na camanha da OAB para promover a paz no futebol FOTOS: Miriam Zomer/Agência AL

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Romildo Titon (PMDB), confirmou o apoio da Casa à campanha "Quem torce não briga", desenvolvida pela seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), com objetivo de combater a violência nos estádios de futebol.

O anúncio aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), durante encontro realizado no Palácio Barriga Verde com o presidente da OAB-SC, Tullo Cavalazzi Filho, e com o deputado Carlos Chiodini (PMDB), que na ocasião apresentou projeto de sua autoria visando a implantação da identificação biométrica facial nos estádios. A proposta do parlamentar recebeu o apoio da OAB. 

De acordo com Cavalazzi, a campanha pretende despertar o torcedor para os prejuízos decorrentes da violência ligada ao futebol, como a diminuição de público nas praças esportivas e até mesmo a perda de pontos e mando de campo para os clubes, dinheiro e patrocínio. “O foco da iniciativa é afastar o mau torcedor em geral, desestimulando não só os atos de violência física, como de discriminação racial e manifestações de palavras de ordem injuriosas, hoje bastante frequentes.”

Juntamente com outras entidades e órgãos de Estado, a Assembleia Legislativa irá contribuir com a divulgação da campanha por meio dos seus canais de comunicação: Agência AL, TV AL e Rádio AL, disponibilizando ainda seu espaço físico para a realização de eventos relacionados ao tema. “Trata-se de uma iniciativa importante e oportuna, da qual a Assembleia, como representante do povo catarinense, deve se associar para levá-la a todas as regiões do estado”, destacou Titon.

A intenção da OAB é fazer o lançamento oficial da campanha ainda neste ano, antes do início do Campeonato Catarinense, em fevereiro de 2015.

Identificação biométrica
No encontro, também foi debatido o Projeto de Lei 592/2013, do deputado Carlos Chiodini, que tem por meta instituir a identificação biométrica facial nos estádios catarinenses com capacidade superior a 10 mil pessoas.

Já adotado em países europeus, o sistema possibilitaria a identificação de foragidos da justiça e torcedores proibidos de entrar do campo, bem como atitudes suspeitas em tempo real, por meio do envido das imagens captadas por câmeras de videomonitoramento para as forças de segurança pública, explicou o parlamentar. “O reconhecimento facial funcionaria de forma instantânea, permitindo a ação imediata da Polícia Militar, sem os inconvenientes de formar filas na entrada.”

Para Tullo Cavallazi Filho, a proposta é complementar à campanha desenvolvida pela entidade, já que contribui para afastar dos estádios os torcedores que tenham algum tipo de restrição junto a Justiça. “Muitas pessoas transitam nos estádios, até mesmo criminosos, que têm buscado as torcidas organizadas para atuar. Neste sentido, é de grande interesse para a Justiça poder identificá-los com rapidez.” 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar