Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/06/2016 - 16h55min

Assembleia recebe exposição fotográfica “Inclusão através da arte”

Imprimir Enviar
Os 13 jovens da Associação Amigo Down, o fotógrafo Leonardo Souza e a jornalista Emily Sany

O talento e a sensibilidade dos alunos da Associação Amigo Down estão em evidência na exposição fotográfica "Inclusão através da arte", a partir desta segunda-feira (20), no Espaço Didático Cultural da Assembleia Legislativa. A iniciativa é um projeto voluntário do fotógrafo Leonardo Souza e da jornalista Emily Sany, com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Composta por 26 fotos de 13 jovens com síndrome de Down, a exposição permanece no Legislativo até o próximo dia 29 e apresenta de forma descontraída e aminada um trabalho elaborado com base na imaginação. 

Segundo os organizadores, cada retrato traz uma mensagem de superação mostrando as pequenas diferenças que tornam as pessoas iguais. Além da satisfação pessoal de fotografar e dirigir os jovens, o fotógrafo Leonardo Souza destacou seu aprendizado no curto período que desfrutou da companhia dos estudantes. "Através do ensaio possibilitamos que cada jovem se transformasse no que deseja ser no futuro. Caracterizados com profissões diferentes, cada um pôde expressar suas vontades e sonhos."

Ao prestigiar o lançamento da exposição, que contou com a presença dos jovens fotografados, o presidente da comissão, deputado José Nei Ascari (PSD), afirmou que a oportunidade faz parte do trabalho do colegiado, que busca a cada iniciativa fortalecer a inclusão. "O processo de inclusão abrange várias maneiras, uma delas é este brilhante trabalho realizado com os jovens da associação. Nossas parcerias visam acabar com o preconceito e proporcionar um convívio cada vez melhor entre todos, com base na qualidade de vida." Na ocasião, o parlamentar salientou que a exposição recém chegada à Casa já atrai o olhar tanto dos servidores, quanto dos visitantes que nela circulam.  

Para a presidente da Associação Amigo Down, Elizabethe de Andrade, a experiência representa por intermédio da foto o entusiasmo de todos os protagonistas. "Neste trabalho foi possível vivenciar a vontade de cada jovem. Como qualquer outro, o jovem Down tem seus anseios, que devem ser respeitados e valorizados."

Entre os participantes do projeto, Osmar Linder Junior, 32 anos, se mostrou bem descontraído ao posar vestido de roqueiro. Ao destacar sua paixão pela música, ele afirma que o sertanejo é o seu estilo preferido para cantar. 

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar