Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/10/2017 - 13h54min

Assembleia recebe delegação de estudantes brasileiros e alemães

Imprimir Enviar
Pastor Leandro Daniel Ristow e os estudantes Gustavo Deicke e Mia Loose

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebeu, na manhã desta quinta-feira (5), uma delegação composta de estudantes brasileiros e alemães, participantes de um programa de intercâmbio mantido pela Igreja de Confissão Luterana. A pedido do deputado Mauro de Nadal (PMDB), a sessão plenária foi suspensa para dar a palavra ao pastor Leandro Daniel Ristow, responsável pelo projeto no Brasil.

De acordo com Ristow, as atividades de intercâmbio tiveram início há 20 anos, por meio de uma parceria firmada entre as instituições religiosas dos dois países. O atual grupo, disse, é formado por 29 jovens, entre os 14 e 16 anos, provenientes da Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete, de Maravilha, e do IGS, de Wunstorf, Alemanha, que seguem com atividades até o dia 20 deste mês.

“Em 2016 empreendemos uma viagem à Alemanha da qual participaram 12 alunos e 4 professores. Neste ano estamos acolhendo os alemães nos municípios de  Maravilha e Cunha Porã. Num momento em que a política tem sido tão desacreditada precisamos de boas notícias e acredito que este intercâmbio é uma delas, pois visa proporcionar a esses jovens ampliarem seus horizontes, por meio da troca de conhecimentos e a troca de experiências”, disse Ristow.

A importância do programa de também foi destacado pelos intercambistas Gustavo Deicke e Mia Loose. “Esta oportunidade nos foi dada e abriu muito nossas mentes e ideias, pois conhecemos um a cultura do outro. E em meio às semelhanças e diferenças, conseguimos fazer muitos amigos e ver que o mundo é muito maior do que pensávamos”, afirmou o brasileiro Deicke. “Senti-me muito feliz e alegre por poder estar aqui. Acredito que este intercâmbio e esta conexão nos proporcionam muito aprendizado. É uma honra estar no Brasil”, completou a alemã Loose.

Em aparte, os deputados Mauro de Nadal e Nilso Berlanda (PR) saudaram os estudantes em visita à Assembleia Legislativa, destacando também a importância do programa de intercâmbios da Igreja Luterana como forma de aproximação dos dois países. “Devemos muito aos povos europeus, sobretudo aos alemães, que formam parte do que somos. Espero que esta estada em solo catarinense proporcione ver o quanto somos semelhantes, o que temos em comum.Sejam bem-vindos a este Parlamento, que a é a casa do povo de Santa Catarina”, afirmou Nadal.  “Santa Catarina e a Alemanha são muito parecidos, partilhamos muitos valores em comum. Esperamos que os estudantes alemães levem consigo o lado bom de Santa Catarina. Parabéns pela ação”, disse Berlanda.

 

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar