Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/11/2017 - 12h13min

Assembleia recebe apresentação da Associação Coral de Iporã do Oeste

Imprimir Enviar
Associação Coral de Iporã do Oeste em apresentação no hall da Assembleia

Quem circulou na manhã desta terça-feira (21) pelo Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, pôde conferir uma apresentação da Associação Coral de Iporã do Oeste, que entoou um repertório formado por músicas folclóricas originárias de diversos países.

A associação, criada em 11 de abril de 1990 e que atualmente conta com 34 integrantes, realiza apresentações em festividades e celebrações religiosas, vindo a se destacar como uma das principais entidades do gênero da região do Extremo Oeste catarinense. “O coral representa a nossa cultura e história, levando o nome de Iporã do Oeste para longe. Seus integrantes já se apresentaram em outros estados, na Argentina e agora, pela primeira vez, na Assembleia Legislativa”, disse o prefeito do município, Lúcio Mallmann.

Para o maestro Luis Sehn, que comandou a apresentação, a experiência representa um estímulo a mais para a continuidade da associação. “Todos estamos muito felizes e motivados por esta apresentação que, certamente, contribuirá para que possamos seguir motivados com nossos trabalhos no coral.”

Entre os apoiadores da vinda dos coralistas de Iporã do Oeste estava o deputado Mauro de Nadal (PMDB), que representa a região do Extremo Oeste no Parlamento estadual.

Para o parlamentar, os corais são expoentes culturais da própria formação social da região. Ele explicou que ainda na época da colonização, diante da falta de outras opções de lazer, era comum as famílias se visitarem para promover cantorias e celebrações, às quais favoreciam o fortalecimento dos laços pessoais e davam ânimo às pessoas para o prosseguimento das lidas diárias. “Isso se tornou tão bacana e tão presente na vida das pessoas, que as comunidades começaram a se organizar em equipes e formaram esses corais, que hoje levam alegria e canções para os pequenos municípios do nosso estado.”

 

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar