Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/03/2013 - 16h00min

Assembleia Legislativa homenageia Proerd pelos 15 anos de atuação em SC

Imprimir Enviar
Milhares de estudantes em todo o estado já passaram pelo Proerd. FOTO: Leneza Possamai Della/SDR-Araranguá

A Assembleia Legislativa homenageia o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar, pelos 15 anos de atuação em Santa Catarina. A sessão especial é uma solicitação do deputado Ismael dos Santos (PSD) e acontecerá na próxima segunda-feira (25), às 19h, no plenário deputado Osni Régis.

Em Santa Catarina o programa foi implantado em 1998 na cidade de Lages e, logo após, em Chapecó e São Miguel do Oeste. No primeiro ano, mais de 4 mil crianças foram formadas pelo programa. Atualmente o Proerd já ultrapassa a marca de um milhão de catarinenses atendidos.

A inspiração para o projeto surgiu do Drug Abuse Resistance Education (Dare), Educação para Resistir ao Abuso de Drogas, desenvolvido em 1988 pela polícia de Los Angeles, Califórnia (EUA). No Brasil, chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, tendo recebido o nome de Proerd após terem sido feitas adaptações metodológicas para a realidade cultural brasileira.

O Proerd é um Programa essencialmente preventivo, com ações de repressão ao uso e ao tráfico de drogas, e à contenção de todas as formas de violência. Através de suas lições, ensina crianças, de forma simples, descontraída e lúdica, técnicas voltadas para a resistência às drogas.

O projeto é voltado para estudantes da Pré-Escola, 1º, 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental. Além da problemática drogas e violência, o Proerd aborda também a segurança pessoal, como cuidados em casa, em vias pública e noções de trânsito.

Para o deputado Ismael, que é presidente do Fórum Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa, Santa Catarina é modelo para o Brasil, já que é um dos poucos estados a possuir um programa com tanta atuação.

Segundo ele, é obrigação do governo trabalhar com três frentes para erradicação das drogas: prevenção, repressão e reabilitação – porém, prevenção é o tema que deve ganhar maior destaque. “É muito mais fácil construirmos um menino, do que reformarmos um homem. Acabamos de vir de uma crise na segurança em nosso estado, e os números mostram que de cada dez crimes, oito estão ligados ao narcotráfico e muitos cometidos por menores”, explicou. 

Para o parlamentar, é preciso ampliar cada vez mais o brilhante trabalho de prevenção desenvolvido pelo Proerd, expandindo a faixa etária. “As crianças precisam continuar sendo imunizadas desse mal, mas para resultados mais efetivos é preciso criar uma rede de proteção para toda a família”.

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar