Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/11/2014 - 07h23min

Assembleia Legislativa de SC é a primeira a formalizar Bancada Feminina

Imprimir Enviar
Bancada, suprapartidária, é composta por cinco deputadas: Ana Paula Lima, Dirce Heiderscheidt, Ada De Luca, Luciane Carminatti e Angela Albino

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina é o primeiro Parlamento estadual do Brasil a ter uma bancada feminina institucionalizada. Os deputados aprovaram na quarta-feira (26) o Projeto de Resolução 5/14, que altera o Regimento Interno, possibilitando a organização da representação feminina. Segundo a coordenadora da bancada, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), o grupo das deputadas conquista agora mais força na defesa de bandeiras como o fortalecimento da participação feminina na política, o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher e a igualdade no mundo do trabalho.

A formalização do bloco se justifica porque a maioria dos eleitores catarinenses é composta por mulheres – são quase 2,5 milhões de eleitoras. As parlamentares querem que essa representatividade seja levada em conta para consolidação de políticas públicas voltadas para a mulher e para o fortalecimento da participação feminina nos espaços de poder. A alteração do regimento possibilitará a organização das deputadas, que se unem para lutar por questões femininas.

“A institucionalização da bancada é um passo importante na luta pelo empoderamento das mulheres. Nos dará mais estrutura e oportunidade de trabalhar em conjunto com vereadoras e outras lideranças que atuam nos movimentos de mulheres”, afirma Dirce. Uma das lutas das parlamentares é pela criação de uma secretaria de estado. “Precisamos que o governador crie a Secretaria da Mulher para trazer eficácia nas políticas públicas.”

A bancada feminina, suprapartidária, nesta legislatura é composta por cinco parlamentares: Ada De Luca (PMDB), Ana Paula Lima (PT), Angela Albino (PCdoB), Dirce Heiderscheidt (PMDB) e Luciane Carminatti (PT).

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar