Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/09/2017 - 17h33min

Assembleia lança projeto para apoiar qualificação do turismo catarinense

Imprimir Enviar
Presidente da Alesc, Silvio Dreveck, e o presidente da Fapesc, Sérgio Gargioni, durante a entrevista coletiva

Com a meta de transformar Santa Catarina em um estado turístico inteligente e qualificado, a Assembleia Legislativa lançou na tarde desta quarta-feira (6) o projeto “Turismo com Valor”.

Em entrevista coletiva, o presidente do Legislativo, deputado Silvio Dreveck (PP), apresentou a proposta que contará com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Segundo o parlamentar, a iniciativa visa aproveitar o potencial turístico de forma estratégica para gerar mais desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, a partir da cooperação entre instituições públicas, de pesquisa e de mercado.

Na ocasião, Dreveck explicou que o projeto terá quatro fases. No primeiro instante a veiculação de campanha publicitária tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da indústria do turismo na economia do estado. Após essa etapa, o projeto terá três ações práticas: a criação da Lei Geral do Turismo de Santa Catarina; a construção do Observatório do Turismo, portal de internet para o compartilhamento de informações sobre o setor; e a qualificação profissional de setores públicos e privados que atuam direta ou indiretamente na atividade, em sintonia com as vocações turísticas de cada região.

Considerando que nos últimos anos a Assembleia tem debatido inúmeros temas de impacto social e econômico no estado, Dreveck ressaltou que a iniciativa é contribuir para transformar o setor turístico em Santa Catarina numa referência de qualificação e inteligência.

O presidente da Fapesc, Sérgio Gargioni, assinou um convênio de parceria com a Assembleia por um período de cinco anos. Segundo o dirigente, a Fapesc vai realizar, paralelo à campanha, pesquisa e estudos que fundamentem a legislação do turismo. “Com o objetivo de contar com os melhores profissionais, será aberto um edital para que a comunidade científica e técnica que se interessar possa se inscrever para integrar o grupo de pesquisas.”

Após o estudo, Gargioni destacou que um dos resultados serão os subsídios para compor a legislação, que apresentará o que pode ou não ser feito no estado em relação ao setor turístico.  
Campanha publicitária

Durante a coletiva, o presidente apresentou a campanha públicitária anunciando que o material passa a veicular nas emissoras de rádio e TV a partir do dia 8 de setembro. De acordo com Dreveck, a campanha tem como propósito motivar os catarinenses a contribuir para o fortalecimento do setor.
Segundo uma pesquisa de impacto econômico de viagem e turismo no estado, de 2009 a 2019 o setor deverá gerar mais de R$ 33 bilhões, empregando quase 700 mil pessoas. Diante desta expectativa, é preciso adotar estratégias para Santa Catarina atingir esse resultado. “Estamos certos de que o turismo é uma indústria limpa, que precisa ser melhor aproveitada no estado”, frisou.

Voltar