Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/04/2013 - 16h00min

Nova comissão permanente da Assembleia vai atuar em quatro eixos no combate às drogas

Imprimir Enviar
Instalação da Comissão de Combate às Drogas. Foto: Lucas Gabriel Diniz

A 19º comissão permanente da Assembleia Legislativa foi instalada na tarde desta quarta-feira com a missão de atuar em quatro eixos no combate às drogas: prevenção, repressão, reabilitação e legislação. Este é o principal objetivo dos deputados membros da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas do Parlamento catarinense.

O novo colegiado foi proposto pelo deputado Ismael dos Santos (PSD) no início dos trabalhos legislativos deste ano. Ele foi eleito, por unanimidade, presidente da comissão, ao lado de Ana Paula Lima (PT), que ocupa a cadeira de vice. Completam o grupo os deputados Gelson Merisio (PSD), Sargento Amauri Soares (PDT), Reno Caramori (PP), Dado Cherem (PSDB) e Antonio Aguiar (PMDB).

“Através da comissão queremos provocar duas reações: o comprometimento do governo do estado em garantir a estrutura necessária para o trabalho dos agentes das polícias Civil e Militar; e a reação da sociedade com uma mudança de comportamento tão necessária nos dias de hoje”, ressaltou Ismael ao assumir a condução do colegiado, dizendo-se muito satisfeito com os resultados alcançados desde a instalação, em 2011, do Fórum Parlamentar de Prevenção e Combate às Drogas, que deu origem à comissão.

Ismael defende a criação de políticas públicas no estado. “Apesar de a maioria das leis ser de competência federal, podemos fazer muito no âmbito estadual e é nosso dever legislar em favor da proteção de nossas crianças e jovens principalmente”, disse. O deputado também comemorou mais um fruto do trabalho iniciado no Parlamento que é o lançamento, no mês de junho, da primeira fase de um edital de financiamento público, pelo governo do estado, para a abertura de mil vagas para reabilitação de dependentes químicos em Santa Catarina.

O presidente do Legislativo, deputado Joares Ponticelli (PP), marcou presença na reunião que instalou a nova comissão e destacou a importância do trabalho de prevenção às drogas, que deve ser assumido por todos os poderes. “Não dá mais para fingir que  o problema não é nosso”, argumentou. Ponticelli lembrou que a instalação do novo colegiado foi um compromisso firmado quando da definição da nova Mesa da Assembleia e que o grupo terá a missão de “elevar e resgatar a vida em sua plenitude”.

Deputados engajados na causa
Os deputados presentes foram unânimes ao destacar o empenho de Ismael dos Santos frente ao combate às drogas, uma das bandeiras atuais do Parlamento. “Este trabalho engrandece este Poder”, disse Sargento Amauri Soares. Reno Caramori, que conduziu os trabalhos de instalação da comissão, frisou que Ismael se dedica à causa “desde o primeiro dia que pisou nesta Casa”. Antônio Aguiar destacou que “esta luta está no coração do deputado”.

Ana Paula se disse honrada pela eleição à vice-presidência e afirmou que vai se empenhar ainda mais neste trabalho. Darci de Matos (PSD) e Maurício Eskudlark (PSD), que integraram a frente parlamentar, participaram da reunião e destacaram o sucesso das ações que vêm sendo realizadas, que culminaram com a instalação da nova comissão.

Cartilha retrata álcool e acidentes em SC
Durante a reunião, foi lançada uma cartilha ilustrada com dados da pesquisa sobre o consumo de bebida e sua relação com os acidentes de trânsito, última ação do Fórum Parlamentar de Prevenção e Combate às Drogas. Foram realizadas audiências em sete regiões do Estado, mapeando problemas relacionados ao consumo de drogas e reunindo mais de 3 mil pessoas nos debates.

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e da Secretaria Estadual de Saúde marcaram presença no evento. A cartilha será distribuída em escolas e será utilizada em campanhas de conscientização sobre o uso de drogas e álcool.

Voltar