Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/08/2013 - 16h58min

Empresas de Joinville são incentivadas a aderir à responsabilidade social

Imprimir Enviar
Cases de duas vencedoras do prêmio em 2012 foram expostos aos participantes. FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta sexta-feira (9), na Câmara de Vereadores de Joinville, o 1º Seminário de Responsabilidade Social, para incentivar empresas e instituições a praticarem ações socioambientais no dia-a-dia e incluí-las no plano de gestão e no balanço social de 2013. Entre os itens que serão avaliados, figuram indicadores de acessibilidade e de inclusão de pessoas com deficiência no quadro funcional.

Segundo Leoni Bernardi, assessor técnico da Coordenadoria de Informação da Assembleia, apesar da acessibilidade figurar entre os indicadores avaliados pela Comissão Mista de Reponsabilidade Social para certificar e premiar empresas e entidades, apenas a Fundação Carlos Jofre do Amaral, de Lages, comprovou ações de acessibilidade.

Cases premiados em 2012

Instituto de Pesquisas (IP), Grupo Ghanem
Omar Amin Ghanem Filho, do Instituto de Pesquisas (IP), do Grupo Ghanem (Laboratório de Análises Clínicas), vencedor do Troféu Responsabilidade Social de 2012, categoria serviços, apresentou o projeto Portas Abertas, que consiste em visita estruturada aos laboratórios do grupo, com foco no cuidado com a água. “Exibimos uma placa com fungos e outra com bactérias e demonstramos a importância de cuidar da água, por que se não cuidarmos, podemos contrair patologias”, explicou Omar.

Além disso, o Grupo Ghanem adotou a impressão frente e verso, inclusive nas folhas com o resultado dos exames. “A iniciativa reduziu em 40% o consumo de papel”, explicou Omar, acrescentando que outros laboratórios concorrentes demonstraram interesse em copiar a ideia. “Quando a gente vê outros laboratórios imprimindo frente e verso, constatamos que as pessoas transformam as nossas ideias em ações plausíveis. Para o Grupo Ghanem é uma oportunidade de consolidar seus horizontes na esfera social e ambiental”, avaliou Omar.

Astran
O secretário-executivo da Astran, Wlacir Gravi Gonçalves, explicou que a entidade foi criada em dezembro de 2009, no auge da crise que atingiu o setor moveleiro de São Bento do Sul e região. “Os motoristas estavam desnorteados com a crise, não havia frete. Então um grupo de dez proprietários de caminhões se reuniu e formou uma associação de transportes”, relatou. 

Walcir apresentou vários programas desenvolvidos pela Astran, com destaque para os projetos Econsciência, implementado  em parceria com a secretaria de educação local; Projeto Ambiental Despoluir, executado em parceria com a Fetrancesc, visando à aferição dos gases expelidos pelos motores a diesel; assistência administrativa, psicológica e odontológica aos sócios da Cooperativa de Catadores de São Bento do Sul; Educação Complementar para alunos do 7º e 8º anos, com a distribuição de apostilas sobre educação ambiental, ética e cidadania; informatização dos postos de saúde, com a aquisição de computadores e softwares para integrar as informações de todos os postos de saúde do município de São Bento do Sul.

Participação das empresas e entidades
Participaram do seminário as seguintes empresas e entidades: Hospital São José, de Jaraguá do Sul; Cia Latino-Americana de Medicamentos (Clamed); Sebrae; Astran, Transportes de Mercadorias e Cargas, de São Bento do Sul; Associação de Deficientes Visuais de Joinville (Ajidevi); Ferramentaria JN; Fampesc; Águas de Joinville; Hospital Bethesda, de Pirabeiraba; SDR Joinville; Sesi; Conselho Municipal dos Direitos da Criança, Conselho Municipal de Assistência Social, Associação Amigo do Autista e Associação Síndrome de Down, todos de Joinville; Associação Casa do Adalto (de apoio às crianças e adolescentes com câncer); e Associação Joinvilense da Pequena e Micro Empresa (Ajorpeme).

Como são realizadas as avaliações

As avaliações dos balanços sociais são realizadas pela Comissão Mista de Responsabilidade Social, considerando duas modalidades: o certificado e o troféu. O certificado é conferido às empresas privadas e entidades sem fins lucrativos que atingem em seu balanço social a pontuação mínima estabelecida. O troféu é destinado para as seis empresas privadas que apresentarem o melhor desempenho nos segmentos da indústria e comércio, serviços e turismo, divididas em três categorias: micros, médias e grandes empresas.

A Comissão Mista de Responsabilidade Social é composta por representantes do Legislativo Estadual e de outras 12 entidades: Facisc, Fecomércio, Fiesc, Sebrae, Fampesc, Fatma, Federação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Fhoresc), Observatório Social de Florianópolis (OSF), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc), Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Como concorrer

Para concorrer à certificação e ao troféu, os balanços sociais devem exibir dados financeiros e patrimoniais, bem como demonstrar o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos lucros, as possibilidades de desenvolvimento social e pessoal e a interação das empresas e entidades com a comunidade e o meio ambiente. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro no site www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar