Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/08/2017 - 13h12min

Assembleia homenageia técnicos agrícolas em sessão solene em Lages

Imprimir Enviar

Em solenidade, na noite de sexta-feira (18), a Assembleia Legislativa prestou uma homenagem aos 40 anos de fundação da Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (Atasc) e aos 30 anos de Fundação do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio (Sintagri). Solicitado pelo deputado Altair Silva (PP), com a aprovação unânime dos demais parlamentares, o evento realizado no município de Lages reuniu autoridades, empresários e representantes de entidades do setor.
Com o propósito de enaltecer a atuação dos profissionais da área, a homenagem contribuiu com as ações na defesa dos direitos e interesses da categoria, bem como para a promoção social, cultural e política de todos os profissionais.Um vídeo institucional, resgatando a fundação e a trajetória de sucesso das duas entidades, marcou a abertura da sessão.

Na condição de propositor e ex-presidente da Atasc (1995-2000), o parlamentar destacou com orgulho que, ao longo de quatro décadas, a associação conquistou 28 núcleos espalhados em todas as regiões do estado. Em relação ao sindicato, Altair reconheceu a organização da entidade, que abrange os profissionais da categoria que atuam nas empresas públicas e privadas do estado. “Nesses termos os técnicos agrícolas, que atuam nas agroindústrias, cooperativas e propriedades rurais, são referência no estado, com profissionais renomados.”
Em nome dos homenageados, o assessor jurídico das entidades, Silvio Walter, aproveitou a ocasião para agradecer a oportunidade de atuar num segmento que, a cada ano, conquista grandes feitos para os profissionais. Ao recordar a fundação da Atasc e do Sintagri, Silvio fez quentão de pontuar os momentos de luta, desafios e conquistas. “A homenagem vem nos reafirmar que o trabalho feito pelas duas entidades está no caminho certo. Independente dos desafios que temos pela frente, temos a certeza que teremos competência para seguir conquistando.”

Já o presidente da Atasc, José Carlos Brancher, abriu seu pronunciamento lembrando a data de fundação da instituição, em 24 de julho de 1977, em Chapecó. Explicou que a Atasc é  uma instituição de caráter técnico-científico-político-social e cultural, com a finalidade de desenvolver atividades de apoio e defesa do exercício profissional dos técnicos agrícolas do estado. “Estamos lisonjeados em receber esta homenagem, afinal representamos profissionais que elevam o nome do nosso estado.Os técnicos agrícolas trabalham pelo bem da sociedade, em especial do povo agricultor, que vivencia uma situação mais difícil.”  
Entre as obrigações da Atasc, Brancher destacou a função de defender os direitos e interesses de classe, promovendo a categoria social, cultural e politicamente, além de divulgar ideias e posicionamentos dos profissionais. Segundo ele, prestar assistência técnica e gerencial aos produtores rurais através de convênios, contratos, concessões e autorizações também fazem parte da missão da Atasc.
Para o presidente do Sintagri, Antonio Tiago da Silva, a homenagem vem valorizar a atuação do sindicato desde a  sua fundação, em 30 de agosto de 1987, em Lages. Enfatizando que o sindicato é uma entidade constituída para defender os interesses e direitos da categoria dos profissionais técnicos agrícolas e suas modalidades, Antonio informou que o trabalho é feito através de 22 diretorias regionais. “Esse é um momento singular, onde temos a oportunidade de reunir inúmeros colaboradores que contribuíram para as conquistas da categoria.”
Dentre as atuações do Sintagri, Silva ressaltou a representação perante as autoridades administrativas e judiciárias na defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas. Além de colaborar com o estado, como órgão técnico e consultivo, no estudo de solução de problemas que se relacionam com sua categoria e com a agropecuária catarinense.
Durante a sessão solene, o Parlamento entregou placas comemorativas às entidades e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da categoria no Estado. Além das placas foram entregues também certificados às pessoas responsáveis por esta história de sucesso.

Homenageados
- José Carlos Brancher, presidente da Atasc
- Antônio Tiago da Silva, presidente do Sintagri
- Nésio Fernandes de Medeiros, presidente da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (FAASC)
- Gerson Batistella, presidente do Conselho Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina (Conea)
- Unitagri, Nei Antônio Kukla, presidente da Cooperativa de Trabalho na Prestação de Serviços Agropecuários e Ambientais
- Luiz Alberto Ferreira, Técnico Agrícola
- Sérgio Stedeli, Técnico Agrícola
- Anísio de Souza Gomes, Técnico Agrícola
- Magno Vinicius Uba de Andrade, Técnico Agrícola

Certificados
- Silvio Walter, assessor jurídico da Atasc e do Sintagri
- Venilton José de Souza, Técnico Agrícola 
- Hilário Tezza Destro, proprietário do grupo Plantar Agropecuária de Araranguá
- Rosangela Maria de Carvalho, Técnica Agrícola

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar