Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/12/2019 - 16h57min

Eleitos os 40 deputados da primeira edição do Parlamento Jovem do PAB

Imprimir Enviar

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

No ano em que completa 15 anos de atuação, o Programa Antonieta de Barros (PAB) iniciou uma nova programação com a primeira edição do Parlamento Jovem do PAB, com a cerimônia de posse, realizada nesta terça-feira (3), dos primeiros 40 deputados provenientes do programa. Até a quinta-feira (6), os jovens que já são estagiários na Casa participarão da eleição da Mesa Diretora, reuniões de comissões, sessões plenárias e demais atividades legislativas.

Os 40 estagiários que foram eleitos deputados desta primeira edição tomaram posse com a presença de seus familiares. A realização do Parlamento Jovem do PAB é do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e tem como objetivo de oportunizar aos estagiários do programa momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre a política, democracia, participação e a vivência do processo legislativo.

Os estagiários têm entre 16 e 24 anos, estão regularmente matriculados no ensino médio, técnico ou superior e têm renda familiar inferior a 2,5 salários mínimos regionais. O estágio tem duração de um ano, renovável por mais um. Nestes 15 anos do PAB, aproximadamente 400 jovens participaram do programa. Os jovens depois de tomarem posse, realizam nesta quarta-feira (4) visita aos gabinetes dos deputados onde apresentarão suas proposições que elaboraram e na quinta-feira terão a sessão plenária para discussão de todo trabalho executado.

A gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Léa Medeiros, salientou a importância desta iniciativa em comemoração ao aniversário do PAB. “Mais do que alunos que vêm do estado todo no Parlamento Jovem Catarinense, os estagiários do PAB trabalham na Casa e fazer um parlamento com eles foi um desafio, porque eles estão todos os dias. Foi muito interessante, por dois meses estivemos trabalhando o processo legislativo e que muitas vezes eles acabam assumindo tarefas administrativas e às vezes passa despercebido todo esse processo que é o grande mote do parlamento.”

A presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, deputada Marlene Fengler (PSD), deu as boas vindas aos parlamentares jovens do PAB e destacou a importância da participação na vida pública. “É um momento histórico para Assembleia Legislativa a posse dos primeiros deputados do Parlamento Jovem do PAB. Esses jovens já estão na Casa e agora vão conhecer o trabalho dos deputados. Vai ser uma experiência muito interessante e uma forma de inclusão e de comemorar os 15 anos do programa. É a promoção da cidadania e é um dos programas mais importantes da Assembleia Legislativa, porque ele promove a participação do jovem na discussão, no debate político.”

A presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Caroline da Rosa Vizeu, destacou a importância do Parlamento Jovem do PAB. “Trazer esses jovens, na sua maioria negra, dá uma grande representatividade e é muito importante essa iniciativa pela conjuntura que vivemos no país. É muito nítido o racismo estrutural que estamos inseridos e principalmente institucional, então vejo com satisfação dar posse a mais de 30 jovens negros como deputados, é uma conquista e fico muito orgulhosa de estar participando deste evento.”

O ex-deputado estadual Sandro Silva (sem partido), único negro a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, além da deputada Antonieta de Barros, ministrou a palestra O que são políticas afirmativas em Santa Catarina e no Brasil. “Essa iniciativa da Alesc é um marco histórico para o movimento negro. O PAB em sua essência é uma política afirmativa para inclusão de jovens negros, jovens pobres dos morros aqui na Assembleia e colocar eles como deputados jovens é um feito histórico. Espero ser parceiro dessa iniciativa.”

O que é o PAB
O Programa Antonieta de Barros (PAB) foi instituído pela Lei Estadual nº 13.075/2004, originário da articulação dos movimentos sociais e idealizado pelo Fórum de Mulheres Negras de Florianópolis. Esses movimentos denunciaram os assassinatos de mais de 108 jovens negros, oriundos de comunidades vulneráveis, ocorridos entre os anos de 2002 e 2003, além de promoverem discussões voltadas à implementação de políticas públicas com o objetivo de ampliar as perspectivas de uma juventude carente de oportunidades. Assim, a Alesc, de forma responsável e comprometida, instituiu uma política de ação afirmativa no âmbito do Poder Legislativo.

Em 15 anos, aproximadamente 400 jovens em condições de vulnerabilidade social, por sua condição de moradia, de gênero ou por serem portadores de necessidades especiais, passaram pela Assembleia Legislativa, sendo inseridos em um contexto social e cultural diferenciado de seu cotidiano. Esta é uma das práticas de inclusão social do programa que permite a interação entre os servidores do Poder Legislativo e os estagiários na desconstrução do imaginário cultural entre ambos.

Nos setores de trabalho da Alesc e na formação continuada, os jovens estagiários são estimulados em atividades de qualificação profissional, socioeducacionais, culturais e inseridos em dinâmicas externas. Uma das estratégias para eficácia do programa é apoiar a permanência dos jovens no sistema formal de ensino.

Jovens deputados
Alanis Lourenço dos Santos
Ana Vitória de Almeida Perrony
Anelise Rodrigues da Silveira
Antônio Carlos Barbosa Júnior
Antony Carlos Ferreira
Bárbara Andréia Oliveira Santana
Catarina Correia Aliberti
Cristielle Cornelsen Souza
Daiana Maira Vieira
Delza da Hora Souza
Emily Eduarda de Oliveira
Emily Larissa Virtuoso
Evelin da Silva Sanches
Fabiana Silva de Souza
Gizelle Goes da Silva
Isabel de Lima
Izaias Silva Prestes
Jeniffer Thaina de Lima
Karine Lucia Nascimento
Lawanda Cristina Pereira de Brito
Marcela Pereira da Luz
Maria Eduarda Inácio
Maria Eduarda Maris de Brito Marques
Maria Eduarda Nunes da Costa
Maria Eduarda Valentim Souza
Maria Isabel Cardoso Rita
Maria Julia Costa
Mário Henrique Kretzer
Matheus Hélio Furtado dos Santos
Nicolle Garcia Souza
Odair José Oliveira Filho
Patrícia Ramos Gonçalves
Patrick Suhre da Rosa
Rayane Ferreia Costa
Sofia Joana da Silva
Thais Silva do Nascimento
Thassila da Silva Cardoso
Tifhany Mendes Brito
Vitória Vidal da Silva
Wendel Bittencourt

 

Voltar