Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/05/2016 - 17h40min

Plenário repercute lançamento de nova fase da campanha “Adoção - Laços de Amor”

Imprimir Enviar

 

Repercutiu em plenário, na tarde desta quarta-feira (25), o lançamento da segunda fase da campanha “Adoção - Laços de Amor”.
O deputado Doutor Vicente Caropreso (PSDB) elogiou a retomada da iniciativa patrocinada pela Assembleia Legislativa, em parceria com várias entidades.
“Sou pai adotivo, é uma sensação maravilhosa de ver chegar uma criança na tua casa e você transferir todo carinho para ela”, revelou Dr. Vicente.
Dirce Heiderscheidt (PMDB), que presidiu a sessão, surpreendeu ao contar que é filha adotiva. “Fico feliz com o relançamento da campanha de adoção”, declarou Dirce, que agradeceu a família que a acolheu. “Sem ela eu não estaria aqui”, ressaltou a deputada.

Projetos aprovados
Por unanimidade foram aprovados os projetos de lei 114/2016, de Dalmo Claro (PMDB), que denomina senador Luiz Henrique da Silveira a Escola de Ensino Médio Inovador, localizada no Bairro Itinga, no município de Araquari e a emenda substitutiva global ao PL 160/2015, de Leonel Pavan (PSDB), que denomina Centro de Eventos Balneário Camboriú o centro de eventos do município, às margens da BR-101. As votações ocorreram na tarde desta quarta-feira (25).

O deputado Dalmo Claro observou que a homenagem a Luiz Henrique exalta um político que “contribuiu com o desenvolvimento do estado, lutando sempre pelo fortalecimento da democracia e sendo motivo de orgulho para a sociedade catarinense”. Para Pavan, a homenagem ao ex-governador é merecida. “É o reconhecimento de um grande homem que sempre trabalhou com persistência na tentativa de conquistar um país justo e soberano”, justificou. 

Programa sem recursos
Luciane Carminatti (PT) questionou a eficácia do Programa de Desenvolvimento de Reduções das Desigualdades Regionais, recém lançado pelo Executivo barriga-verde. “O programa tem problemas”, avaliou Carminatti, que destacou que não há previsão de aporte de recursos e a execução caberá às agências de desenvolvimento regionais (ADRs). “Não tem volume de recursos e serão as ADRs que farão a articulação, mas será que os secretários executivos das ADRS têm condições de manipular os indicadores e tratar do desenvolvimento regional?”, questionou Carminatti.

A deputada ironizou a constatação do secretário Murilo Flores de “que a desigualdade está aumentando”. Segundo a deputada, a realidade econômica de Santa Catarina é díspare. “Temos uma Finlândia e uma Ruanda no mesmo estado, indicadores altos e baixos”, lamentou. Por outro lado, a parlamentar elogiou a decisão de privilegiar ações centradas na redução das desigualdades, focando nos seus fatores causadores. “O programa vem em boa hora, quase tarde demais”, concluiu.

Nilso Berlanda (PR) concordou com a colega e lembrou que Timbó Grande, município situado no Planalto Norte, entre as BRs 116 e 280, é o mais carente do estado. “Tem o menor índice, é o mais pobre”, enfatizou. Para Natalino Lázare, todas as regiões têm potencial de crescimento. “Quem sabe não estão recebendo os incentivos certos?”, ponderou Natalino.

Creches para idosos
Deka May (PP) fez seu último discurso como deputado e anunciou que sugeriu aos secretários de Saúde e de Assistência Social, Trabalho e Habitação a criação de creches e centros de referência para idosos. “São duas indicações, hoje somos um milhão de idosos, mas em menos de uma década estaremos com quase dois milhões e daqui 10 anos eu também me tornarei um idoso, eles contribuíram, pagaram os impostos”, argumentou May.

Requerimento deferido
O presidente da Casa, deputado Gelson Merisio (PSD), anunciou o deferimento do requerimento da bancada do PMDB que solicitou a devolução de R$ 100 milhões economizados pelo Poder Legislativo em 2015 ao Tesouro Estadual. “Não temos segurança de que vamos fechar o ano sem insolvência, por isso faremos a devolução ao governo e ao caixa único do estado, os meses mais difíceis são novembro e dezembro e daí sim espero que sejam mais de R$ 100 milhões a devolver”, informou Merisio.

Fernando Coruja (PMDB) defendeu a oportunidade da devolução. “O governador tem se queixado adoidado, quase chorou na reunião do colegiado porque não tem dinheiro, a situação é terrível, mas o senhor administrou melhor, guardou o dinheiro”, argumentou Coruja. Valdir Cobalchini (PMDB) também advogou pela devolução imediata. “Entendo que esta Casa poderia praticar este gesto em favor do governo de Santa Catarina”, justificou.

Hilton Pedro Paggi
Cesar Valduga (PCdoB) noticiou o falecimento do ex-prefeito de Capinzal, Hilton Pedro Paggi, ocorrido na manhã dessa terça-feira (24). “Quando foi prefeito criou as secretarias de habitação, indústria, comércio e turismo e construiu mais de 400 unidades habitacionais em quatro anos, além da escola Viver e Conhecer”, ressaltou Valduga, que expressou sentimentos de pesar à família e aos amigos do ex-prefeito.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar