Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/05/2018 - 08h40min

Assembleia celebra os 125 anos de atuação da Jucesc

Imprimir Enviar
Todo trâmite comercial de constituição de empresas no Estado passa pela chancela da Jucesc, homenageada pela Alesc. FOTO: Agência AL

Os 125 anos de criação da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) foram destacados na noite desta quarta-feira (16) em uma sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa. A solenidade foi realizada a pedido do deputado Carlos Chiodini (MDB) e contou com a presença de diversas lideranças políticas, representantes de órgãos públicos e de entidades de classe.

Criada por meio da Lei 68, de 16 de maio de 1893, a Jucesc é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e subordinada tecnicamente ao Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei). O órgão tem como atribuições básicas registrar atos mercantis, conceder matrículas para agentes auxiliares de comércio e divulgar informações socioeconômicas de interesse da sociedade.

“Todo trâmite comercial de constituição de empresas, sejam sociedades anônimas, cooperativas, pessoas jurídicas de qualquer natureza, desde o microempreendedor individual, passa necessariamente pela chancela da Jucesc. Então, nada mais justo que homenagear as pessoas que ao longo de 125 anos constituíram a história da instituição, seus dirigentes, seus servidores aqui de Florianópolis e também dos 57 municípios onde está representada e diariamente recebe os pleitos do setor produtivo catarinense”, afirmou Chiodini na ocasião.

O parlamentar, que já comandou a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, afirmou ainda que nos últimos anos a Jucesc vem procurando simplificar e tornar mais ágil os trâmites para a abertura de novas empresas, em um trabalho que tem lhe colocado pelo quarto ano consecutivo entre as três melhores instituições do gênero no país.

De acordo com o presidente da Jucesc, Gerson Antônio Basso, o principal desafio agora é consolidar o uso dos meios digitais para o registro de atos comerciais. Atualmente, disse, a medida já é possível, desde que o interessado tenha a uma certificação digital junto ao órgão. A habilitação, que custa em torno de R$ 300 e tem validade para três anos, tem tido, entretanto, pouca procura por parte do empresariado, segundo disse. Dos certa de 500 processos realizados por dia, apenas 40 são na forma digital. “A Junta já está preparada para essa nova fase em termos de equipamento e de pessoal técnico, que veio por meio do último concurso público. O que está faltando agora é uma questão de persuasão junto aos empresários para que estes adotem a certificação digital.”

Ana Carla Weber, que foi eleita servidora destaque da Jucesc em 2018 e no evento representou os demais homenageados, afirmou que o processo de digitalização também vai potencializar o trabalho realizado no órgão, que atualmente conta com um quadro funcional reduzido. “Hoje trabalhamos com um grupo pequeno, mas que tem um grande volume de desenvolvimento de suas funções, acompanhando os processos desde o início até o final, dentro das competências que lhes são delegadas. O desenvolvimento digital proporcionará uma agilização da entrega dos documentos, muitos dos quais já são enviados 24 horas após a realização do pedido, com as informações sendo enviadas rapidamente para outros órgãos municipais e estaduais”, afirmou a servidora, que atua como analista do setor de cadastro para os escritórios regionais da Jucesc.

Homenageados
Durante a solenidade também foram homenageadas, com placas e certificados, as personalidades que por meio dos seus trabalhos contribuíram para o aprimoramento do serviço de registro mercantil no estado.

  • Gerson Antônio Basso, atual presidente da Jucesc
  • Julio Cesar Marcellino Junior
  • Maria Bernadete Flores Tavares
  • Ana Terezinha Freiberger
  • Lucia Medeiros Souza
  • Walderi Assunção de Oliveira
  • Deoclésio Beckauser
  • José Gonçalves de Souza
  • Cassilda Pereira Soares
  • Jorge Luiz de Souza
  • Ana Carla Weber
  • Janaina Oliete de Siqueira
  • Diego Luiz Amorim
  • Vergílio Burin
Alexandre Back
Agência AL

Voltar